Previsto para 2024, o anel inteligente da samsung, dispositivo de monitoramento dos níveis vitais deve integrar o ecossistema Samsung e ser um concorrente direto no segmento com Apple e Oura Ring
Tecnologias vestíveis, ou “wearables”, são uma grande tendência no mundo dos gadgets. Dispositivos pequenos, mas poderosos, que podem ser usados de acessório — tal como um relógio, por exemplo. Eles trazem diversos recursos, principalmente o de monitorização de saúde, e são a aposta das grandes empresas de tecnologia.
Com o advento da Internet das Coisas, os dispositivos alcançaram um patamar nunca visto antes. Os smartwatches foram os pioneiros: não só marcam as horas como também podem receber mensagens de WhatsApp, efetuar pagamentos por meio de aproximação e abrir aplicativos. Entretanto, o recurso que mais empolga os usuários é o de auxílio à saúde, como o monitoramento de batimentos cardíacos, oxigenação do sangue e auxílio em atividades físicas.
Anel inteligente deve chegar ao mercado em 2024
Dentre as inovações, uma grande novidade prometida para o ano de 2024 selará a estreia de uma gigante neste segmento específico de wearables, que, segundo a consultoria GlobalData Technology, é um mercado que movimentará cerca de R$ 126 milhões em 2023. Trata-se do anel inteligente da Samsung, a ser lançado junto do Galaxy S24, durante o evento Galaxy Unpacked, com data prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2024.
A especulação ficou por conta do vazamento feito por um conhecido leaker. Com o provável nome de ‘Galaxy Ring’, o wearable será fabricado pela japonesa Meiko, a empresa que fornece as placas de circuitos para smartphones da Samsung. Rumores dizem que o dispositivo já está na fase de produção. Indícios mais fortes surgiram quando o aplicativo wearable da empresa sul-coreana apresentou um ícone que remete a um anel.
Em 2022, a Samsung já havia patenteado um projeto que constaria de um “anel com sensores na parte interna”, o que serviu para ligar o alerta dos entusiastas. O protótipo teria um monitor óptico de frequência cardíaca e sensor de eletrocardiograma, o que indica muito mais precisão no rastreamento dos batimentos e do coração. No entanto, não deve contar com nenhum tipo de tela externa.
A concorrência
A empresa sul-coreana corre contra o tempo para lançar o dispositivo, uma vez que a concorrente Apple sabidamente também prepara um anel inteligente. Para rivalizar ainda mais, o Galaxy Ring deve poder se integrar com Galaxy XR, headset de realidade mista, tal qual o Apple Vision Pro. Por meio dessa interação, será possível controlar os aplicativos de realidade virtual, complementando o ecossistema Samsung.
O anel inteligente da Samsung também concorrerá com o Oura Ring, o principal dispositivo no mercado atualmente. Este conta com diversos recursos para monitoramento da atividade do coração, dos níveis de estresse e também do sono. Assim como o Oura, o Galaxy Ring deve ter uma bateria com uma semana de duração e deverá ser pareado com outros aparelhos Galaxy para o envio de informações e estatísticas.
Dos básicos aos topo de linha, chegando até mesmo aos dobráveis, a Samsung possui um leque de opções de modelos de smartphone para todos os gostos e bolsos, e agora acelera para dominar mais um mercado. Como fez em 2022, a empresa deve lançar novamente promoções imperdíveis na Black Friday, data em que mais de 60% dos consumidores dizem procurar por novos eletroeletrônicos.
Outros artigos interessantes: