A multinacional de tecnologia americana Amazon está a experimentar um novo tipo de robot que pode levantar e transportar produtos de diferentes dimensões e massas. O robot chama-se “Digit” e tem a forma de um humano, o que causa desconforto entre os trabalhadores.
Um robot para um mundo humano
A Amazon tem vindo a automatizar os seus armazéns, onde se realizam diariamente tarefas muito repetitivas. Atualmente, a empresa conta com mais de 750 mil robots que auxiliam na movimentação, ordenação, identificação e embalagem dos pedidos dos clientes. O “Digit” é o mais recente membro da equipa, criado pela “Agility Robotics”. Este androide mede 175 centímetros, pesa 65 quilos e pode carregar até 16 quilos.
O “Digit” tem a vantagem de se movimentar como uma pessoa, o que o torna “mais eficaz num mundo construído para as pessoas”, segundo o diretor de tecnologia da “Agility Robotics”, Jonathan Hurst, citado pelo jornal espanhol “El País”. O robot pode andar em várias direções, rodar, agachar-se, estender-se ou dobrar-se.
Humanos são “insubstituíveis”
O responsável pela tecnologia da Amazon Robotics, Tye Brady, assegura que as pessoas são “insubstituíveis” nas operações e que um armazém totalmente automatizado é impossível. Brady destaca que só os seres humanos têm “a capacidade de pensar e de diagnosticar problemas”.
Outros artigos interessantes: