Televisores são uma parte essencial da vida moderna, mas como qualquer outro dispositivo tecnológico, têm um prazo de validade. Se estás a notar que a tua TV já não é o que era, talvez seja hora de considerar uma atualização. Aqui estão os sinais que indicam que a tua Smart TV pode estar a chegar ao fim da linha.
1. HDMI, o elo mais fraco?
O HDMI é uma maravilha da tecnologia moderna, permitindo a transmissão de áudio e vídeo de alta qualidade através de um único cabo. No entanto, se começares a notar problemas frequentes na comunicação entre dispositivos HDMI, é um sinal de alerta. Pode ser uma questão de cabo, mas se o problema persistir mesmo após trocar o cabo e o dispositivo de saída, é provável que a porta HDMI esteja avariada. E uma porta avariada pode ser o prelúdio de outras avarias.
2. Fantasmas no ecrã: O fenómeno do burn-in
Burn-in é um fenómeno que ocorre quando uma imagem estática é exibida no ecrã durante um período prolongado, causando um “fantasma” permanente. Se notares que o burn-in persiste mesmo após variar as imagens exibidas, é um sinal claro de que a tua TV está a deteriorar-se. Este é um problema particularmente comum em ecrãs OLED, mas pode acontecer em qualquer tipo de ecrã.
3. Pixéis mortos: os pontos negros da tua experiência visual
Pixéis mortos são pequenos pontos escuros que aparecem no ecrã e não desaparecem, independentemente do que estejas a ver. Ao contrário dos pixéis presos, que podem ser corrigidos, os pixéis mortos são irreparáveis. Se notares pixéis mortos no ecrã, especialmente se ainda estiveres dentro do período de garantia, é hora de considerar uma substituição.
4. Qualidade de imagem e som: a última fronteira
Se a qualidade da imagem ou do som começar a deteriorar-se, é outro sinal de que a tua TV está a chegar ao fim da sua vida útil. Uma imagem esbatida, cores desordenadas ou som abafado são indicativos de problemas que não podem ser ignorados. Nestes casos, a melhor solução é, sem dúvida, considerar uma nova TV.
Já não estamos na era analógica, onde uma imagem ruim ainda era melhor do que nenhuma imagem. Na era digital, ou funciona bem, ou não funciona de forma alguma. Portanto, se notares qualquer um destes problemas, é hora de começar a pesquisar por um novo televisor.
Não é fácil dizer adeus a um dispositivo que nos ofereceu tantas horas de entretenimento, mas às vezes é o melhor a fazer. Se estás a experienciar algum destes problemas, talvez seja hora de considerar uma atualização. E com a constante evolução da tecnologia, a tua próxima TV será certamente uma melhoria em relação à atual.
Dica: Para não perderes pitada dos melhores descontos na Amazon, podes aderir ao canal do TecheNet no Telegram.
Outros artigos interessantes: