A Google anunciou que vai encerrar o serviço Google Podcasts em 2024 e migrar os utilizadores e os produtores de podcasts para o YouTube Music. A empresa afirma que quer investir na experiência de podcasts no YouTube Music, tornando-o “o melhor destino para fãs e podcasters”, com recursos exclusivos.
Segundo a Google, os podcasts já são um formato popular entre os criadores e os artistas que usam a plataforma para impulsionar o crescimento do público em áudio e vídeo. Por isso, neste ano, o YouTube lançou a possibilidade de assistir e ouvir podcasts no YouTube Music no Brasil, Estados Unidos e outros países sem exigir uma assinatura paga.
A seção de podcasts no YouTube Music oferece acesso a downloads, reprodução em segundo plano em lugares como o carro e em alto-falantes inteligentes, bem como a capacidade para alternar entre podcasts de áudio e vídeo. O YouTube planeia disponibilizar esse recurso globalmente no YouTube Music antes do final do ano.
Recursos exclusivos do YouTube para podcasts
Em 2024, o YouTube vai aumentar o seu investimento na experiência de podcasts no YouTube Music, adicionando recursos exclusivos do YouTube para a comunidade e a descoberta e alternância de áudio e vídeo. Como parte desse processo, no próximo ano, o YouTube vai descontinuar o Google Podcasts e ajudar os utilizadores a migrar para o YouTube Music.
O YouTube afirmou que escutar podcasts no YouTube já é um comportamento comum aos brasileiros: de acordo com uma pesquisa da Offerwise, 69% dos entrevistados pesquisados no país têm o YouTube como sua principal plataforma de podcast/videocast.
Ferramentas de migração simples
O YouTube disse que quer ter certeza de que acertará e dará aos fãs e podcasters bastante tempo para fazer essa transição. Para os utilizadores, isso significa uma ferramenta de migração simples e a capacidade de adicionar feeds RSS de podcast à biblioteca do YouTube Music, incluindo programas que não estão atualmente hospedados no YouTube.
Para aqueles que preferirem uma plataforma de áudio diferente, as ferramentas também incluirão a opção de baixar um arquivo OPML das suas assinaturas de podcasts, que podem ser carregados numa aplicação que suporte sua importação.
Para quem produz, isso significa fornecer ferramentas robustas de criação e análise, bem como uploads de RSS, além de disponibilizar os seus podcasts em qualquer lugar onde os ouvintes do YouTube Music já estejam consumindo seu conteúdo favorito – em segundo plano, no carro, off-line e muito mais.
O YouTube informou que nas próximas semanas e meses irá coletar feedback para tornar o processo de migração do Google Podcasts para o YouTube Music o mais simples e fácil possível. Assim que as ferramentas de migração estiverem prontas, elas serão lançadas juntamente com diretrizes claras sobre como vão funcionar.
Nada muda por enquanto
O YouTube esclareceu que esta transição levará tempo, mas permitirá “construir um produto melhor e um destino único que recompense criadores e artistas e ofereça aos fãs a melhor experiência com podcasts”, como se pode ler numa publicação no blog oficial do YouTube. Por ora, nada muda e os fãs continuarão tendo acesso ao YouTube, YouTube Music e Google Podcasts.
Outros artigos interessantes: