O cineasta norte-americano Woody Allen esteve em Portugal esta semana, onde deu um concerto de jazz no Porto e conversou com o humorista Ricardo Araújo Pereira na Cinemateca Portuguesa. O realizador elogiou as cidades portuguesas e disse que gostaria de fazer um filme em Lisboa, se tivesse uma boa ideia, “talvez com sardinhas”.
Woddy Allen com concerto e uma conversa
Woody Allen, de 87 anos, viajou até ao Porto na quarta-feira, para tocar clarinete com a sua banda na Super Bock Arena. Foi a primeira vez que o realizador visitou a cidade nortenha, pela qual se apaixonou. “É uma cidade maravilhosa, nunca lá tinha estado. Apaixonei-me. Foi fantástico”, afirmou.
No dia seguinte, Allen esteve na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, onde conversou com Ricardo Araújo Pereira sobre o seu mais recente livro, “Gravidade Zero”. Trata-se de uma coleção de histórias humorísticas, inspiradas pelo escritor S. J. Perelman. “Escrevi [o livro] para me divertir. Não é nada de profundo, foi apenas para que as pessoas se possam divertir”, explicou.
Um filme em Lisboa?
Allen revelou que já esteve em Lisboa algumas vezes e que também adora a capital portuguesa. Questionado sobre a possibilidade de fazer um filme em Portugal, o realizador foi esquivo. “Se tivesse uma ideia que funcionasse aqui, adorava”, disse. “A minha família adora cá vir. Adorava passar aqui dois, três meses, em vez de vir só ocasionalmente passar alguns dias. Se arranjar uma boa ideia, talvez uma ideia com sardinhas”.
O cineasta é conhecido por filmar em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, Paris, Roma ou Barcelona. O seu último filme, “Rifkin’s Festival”, foi rodado em San Sebastián, Espanha.
“Não vi, mas sou contra”
Durante a conversa com Araújo Pereira, Allen também falou sobre cinema e manifestou a sua aversão aos filmes da Marvel. O realizador disse que está “virtualmente farto” deles, apesar de nunca ter visto nenhum. “Nunca vi um filme da Marvel. Nunca vi, mas sou contra”, declarou.
Outros artigos interessantes: