O app de mensagens do Meta acaba de anunciar mais uma funcionalidade para o WhatsApp. Nomeada como Flows, o recurso promete facilitar que clientes reservem mesas em restaurantes, agendem consultas e muito mais. Venha conferir!
O WhatsApp, um dos maiores aplicativos de mensagens da atualidade, está sempre em busca de inovações para se manter relevante no meio e atrair mais usuários.
Nesta quarta-feira, dia 20, a Meta, empresa responsável pelo app, lançou um novo recurso que promete facilitar a comunicação entre empresas e seus clientes dentro da plataforma.
A ferramenta foi nomeada de WhatsApp Flows e permite que contas comerciais criem funções extras em seus chats.
O recurso, disponível apenas para o WhatsApp Business, vai possibilitar que os clientes façam pedidos, reservas, agendem consultas médicas e muito mais sem que seja necessário sair da plataforma.
A Meta ainda promete que a ferramenta vai tornar as interações mais simples e fluidas, evitando automações já presentes no mercado como “digite 1 para receber o cardápio”.
Uma nova era para o WhatsApp Business
O Flows será um recurso totalmente editável. Por funcionar com um modelo de API, desenvolvedores serão capazes de usar modelos pré-programados ou criarem os seus próprios para personalizar a interação com o cliente.
Sobre a novidade, o vice-presidente de Business Messaging na Meta, Nikila Srinivasan, disse ao site EXAME que a ideia é que as empresas construam fluxos customizados.
“Dependendo das necessidades deles, damos estes blocos para construir e eles podem colocá-los juntos”, afirmou ele.
O mais novo recurso do WhatsApp Business foi anunciado durante um evento da Meta realizado em Mumbai, na Índia, um dos principais mercados globais do app.
“Temos um grande exemplo na Índia chamado Red Bus, que te ajuda a comprar um bilhete de ônibus. Você pode construir esse fluxo e ter tudo feito direto em um chat do WhatsApp“, disse Srinivasan sobre como a ferramenta pode ser útil no país.
No Brasil, outro polo importantíssimo para a plataforma, duas empresas estão testando o Flows.
O Consórcio Magalu colocou a ferramenta em uso para agendar conversas com seus consultores, que podem ser feitas dentro da plataforma.
Já o Banco Pan decidiu por usar o recurso para melhorar a experiência dos clientes que buscam crédito.
Uma expansão prevista
Até o momento, os testes do WhatsApp Flows ainda estão restritos a empresas específicas, mas a proposta da Meta é que em breve o recurso esteja disponível para todos.
Além do recurso, a marca aproveitou para anunciar outra novidade.
De acordo com a Meta, em breve o Instagram, Facebook e WhatsApp receberão selos de verificação para negócios.
A marcação será fornecida após o pagamento de uma taxa, um fluxo muito parecido com o que já acontece no X.
Os usuários/utilizadores que optarem por ter o selo vão receber suporte extra da plataforma e proteção contra contas fake.
O crescimento do WhatsApp Business
Cada vez mais, a Meta vem investindo no WhatsApp Business para fazer com que as empresas realizem ações diversas dentro da plataforma.
A centralização de clientes no app é a grande aposta da empresa para os próximos anos.
“Mensagens de negócios são peça-chave na nossa estratégia de monetização. O número de negócios usando nossos produtos de mensagens pagas tem dobrado ano após ano”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Dados fornecidos pelo vice-presidente da plataforma mostram que o WhatsApp Business conta hoje com cerca de 200 milhões de negócios ativos.
E apesar dos novos atrativos, Nikila Srinivasan promete que as funções básicas do app continuarão gratuitas e que a ideia é cobrar as empresas por recursos extras que surgirão.
Hoje, a ferramenta conta com mil conversas gratuitas com clientes por mês em seu pacote free. Para chats que excedem esse volume, são cobrados US$0,03 no Brasil.
É inegável que a Meta está em busca de aumentar seu poder de influência dentro do mercado varejista
E beneficiando muitos outros nichos, medidas como o Flows parecem que só vem para melhorar a vida das marcas e clientes!
Outros artigos interessantes: