O mercado de trabalho nunca mudou tão rápido quanto agora, especialmente após a chegada das Inteligências Artificiais. Com 23% das profissões sofrendo alterações nos próximos anos, você sabe qual atividade será a mais promissora?
O desenvolvimento tecnológico provocou grandes mudanças na forma como trabalhamos. Seja com a difusão do home office durante a pandemia de COVID-19 ou a mais recente popularização das IAs.
Desse modo, muitas funções que vemos hoje podem desaparecer dentro de alguns anos, enquanto outras podem surgir para lidar com esse novo mundo digital.
É isso que aponta o relatório realizado pelo Fórum Econômico Mundial, o qual traz alguns insights bem interessantes sobre as profissões do presente e do futuro.
Neste conteúdo, fique por dentro das principais descobertas da pesquisa e se prepare para o novo mercado de trabalho.
Novas oportunidades para todos?
De acordo com o estudo do Fórum Econômico Mundial, 23% dos empregos de todo o globo devem sofrer alguma forma de alteração nos próximos 5 anos por conta das novas tecnologias.
Deste modo, cerca de 69 milhões de vagas devem ser criadas, enquanto 83 milhões correm o risco de serem extintas.
Ainda que essa diferença de 14 milhões, ainda que preocupante, não é um túnel sem saída, já que as mudanças podem impactar mais do que o esperado.
Segundo o relatório, os fatores que mais impulsionam a criação de novas vagas são a tecnologia, digitalização e sustentabilidade, de modo que especialistas em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) se tornam os principais cargos.
Com um rápido crescimento previsto para acontecer entre 2023 e 2027, profissões relacionadas a IAs ocupam os primeiros lugares na lista de “empregos do futuro” divulgada pela pesquisa.
Na sequência, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação são as profissões de mais sucesso.
E para que se entenda a proporção e valorização de cargos como os citados, 75% das 803 empresas entrevistadas pelo Fórum Econômico Mundial afirmaram que desejam adotar IA em seus negócios.
Dessas, 50% preveem a criação de novas vagas para abrigar especialistas, enquanto apenas 25% planejam usar essa tecnologia para diminuir o número de funcionários.
Já quando falamos em tecnologia, os ramos de big data, computação em nuvem e recursos de inteligência artificial são os que mais se destacam.
Seguindo a lista, os demais nichos que devem apresentar um crescimento no número de empregos nos próximos 5 anos são plataformas e aplicativos digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho.
Marketing digital abrindo vagas
Outro setor que deve se ampliar nos próximos anos por conta do impacto da digitalização das empresas é o marketing digital e estratégias online.
De acordo com o relatório, 42% das empresas planejam priorizar a adoção de IA e Big Data em seus processos, além de focar em funcionários habilitados digitalmente.
Espera-se que cerca de 2 milhões de novas vagas sejam abertas para abraçar profissionais de comunicação digital.
Mas e você, está se preparando para esse novo cenário nas empresas?
Queremos saber o que você tem feito para se atualizar e se manter ativo nesse novo mercado. Nos conte nos comentários, vamos adorar saber!
Outros artigos interessantes: