A casa de leilões Sotheby’s bateu um novo recorde ao vender uma camisola de lã vermelha com uma ovelha negra, que pertenceu à princesa Diana, por cerca de um milhão de euros. A peça foi usada por ‘Lady Di’ num evento público em 1981, pouco antes do seu casamento com o príncipe Charles.
Uma peça icónica
A camisola da marca britânica Warm & Wonderful foi agora leiloada, depois de ter estado em exposição entre 31 de agosto e 14 de setembro. A peça atraiu 44 licitações, que elevaram o seu preço final para 14 vezes mais do que o valor estimado inicialmente, que era de 80 mil dólares (cerca de 75 mil euros).
A camisola tornou-se icónica por ter sido usada pela princesa Diana numa partida de polo do príncipe Charles, em junho de 1981, um mês antes do seu casamento. O desenho da ovelha negra foi interpretado como uma forma de expressar a sua rebeldia e diferença em relação à família real.
Outras peças leiloadas
Além da camisola, a Sotheby’s também leiloou outras peças de roupa que pertenceram à princesa Diana ou a outras celebridades. Um vestido preto e branco, desenhado por Murray Arbeid, que ‘Lady Di’ usou em duas ocasiões em 1985, foi vendido por 380 mil dólares (cerca de 357 mil euros). Em janeiro, a mesma casa de leilões já tinha vendido um vestido de baile de veludo roxo “estilo Infanta”, desenhado por Victor Edelstein, por 604.800 dólares (cerca de 568 mil euros).
Entre as outras peças leiloadas, destacam-se o vestido usado por Kate Winslet nos Óscares de 1998, quando foi nomeada para o prémio de melhor atriz pelo filme Titanic, e um vestido usado pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, num evento de beneficência. O primeiro foi leiloado por 12.700 dólares (cerca de 12 mil euros) e o segundo por 9525 dólares (cerca de 8950 euros).
Outros artigos interessantes: