O mercado de veículos elétricos está a crescer a um ritmo acelerado, com a Tesla a manter a liderança indiscutível. No entanto, a Toyota não quer ficar para trás e revelou recentemente a sua linha de produção de próxima geração para veículos elétricos. A empresa japonesa está a investir em tecnologias como Giga casting, linhas de montagem autónomas e robôs para transporte de veículos acabados, numa tentativa de recuperar o tempo perdido.
Uma das grandes novidades é a implementação da tecnologia Giga casting, inicialmente introduzida pela Tesla em 2020. Este método permite a produção de peças de alumínio significativamente maiores, reduzindo a complexidade e economizando recursos. A Toyota afirma que o seu “vasto conhecimento” sobre moldes permitiu desenvolver substituições rápidas de moldes, reduzindo o tempo necessário para cerca de 20 minutos, em comparação com as 24 horas habituais.
Linhas de montagem autónomas e robôs logísticos
A Toyota também está a utilizar tecnologia de sensores de condução autónoma para criar linhas de montagem autónomas. Estas linhas auto-propulsionadas permitem uma “deslocação considerável a baixas velocidades”, reduzindo a necessidade de equipamento de transporte, um dos principais custos associados à produção. Além disso, a empresa introduziu o seu Robot de Logística de Veículos (VLR) para melhorar o transporte de veículos no pátio de veículos acabados.
A Toyota também está a apostar numa estrutura modular de três partes, composta pela frente, centro e traseira do veículo, para melhorar a eficiência do trabalho e reduzir ainda mais a complexidade. No que toca a baterias, a empresa revelou um roteiro que inclui o lançamento de novos veículos elétricos em 2026 com um alcance de quase 800 km.
Perspetiva futura
Embora a Toyota esteja a fazer progressos significativos, ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a Tesla. A empresa americana está a caminho de entregar 1,8 milhões de veículos elétricos este ano, enquanto a Toyota pretende atingir 1,6 milhões em mais três anos. No entanto, com a implementação destas novas tecnologias, a empresa japonesa espera melhorar a sua competitividade no mercado de veículos elétricos.
A Toyota está claramente a investir forte na inovação e tecnologia para não ficar para trás na corrida dos veículos elétricos. Resta saber se estas estratégias serão suficientes para enfrentar a Tesla e outras empresas que já têm uma presença forte neste mercado em rápido crescimento.
Outros artigos interessantes: