Começando em 1º de outubro, os podcasts de ruído branco não poderão mais participar do programa de Ads do Spotify. Venha entender o motivo por trás da decisão da plataforma.
Nunca antes os ruídos brancos fizeram tanto sucesso!
Definidos com sons que contém todas as frequências audíveis em igual intensidade, a proposta dos podcasts que trazem esse tipo de conteúdo é ajudar a abafar sons externos, seja para ajudar na concentração, no sono ou até mesmo para fazer testes de áudio.
Entrando na onda de popularidade do ASMR, o ruído branco tomou conta do Spotify se tornando extremamente popular na plataforma, que é uma das mais populares no nicho.
Contudo, as coisas estão prestes a serem alteradas no streaming que anunciou, nesta semana, estar fazendo mudanças em sua estratégia de publicidade para podcasts, e isso pode afetar os criadores de podcasts de ruído branco.
A partir de 1º de outubro, os podcasters desse segmento não serão mais elegíveis para participar do programa de Ads da plataforma, relatou o site Bloomberg.
Mas, o que exatamente isso significa e por que o Spotify está fazendo isso? Vamos explorar!
O que são podcasts de ruído branco?
Primeiro, vamos esclarecer o que são os podcasts de ruído branco, também chamados de White Noise.
Esses são tipos de podcasts que oferecem sons relaxantes, como chuva suave ou estática. Eles são projetados para criar um ambiente tranquilo e ajudar as pessoas a relaxar ou dormir.
Muitos ouvintes usam esses podcasts como ruído de fundo enquanto trabalham, estudam, leem um livro ou simplesmente precisam de um descanso.
Por que o Spotify está fazendo isso?
O Spotify está buscando maneiras de aumentar seus lucros anuais, e uma das medidas que eles estão tomando é encerrar os pagamentos de anúncios para os podcasters de ruído branco.
O programa Ambassador Ads, fornecido pela plataforma, paga aos criadores para ler anúncios que promovem o conteúdo produzido pela própria empresa.
Entretanto, os podcasts desse nicho não terão mais acesso a essa possibilidade de rendimento.
Segundo o Spotify, o dinheiro investido em publicidade para esses podcasts não estava tendo o retorno esperado, uma vez que os ouvintes muitas vezes usam essas playlists como plano de fundo, em vez de se envolverem ativamente com o conteúdo.
De acordo com um relatório feito pela Bloomberg em agosto deste ano, o alto número de ouvintes desses programas fizeram com que alguns podcasters ganhassem até US$18 mil com anúncios por mês.
O nicho de ruído branco é responsável por 3 milhões de horas diárias de reproduções no streaming, sendo um dos mais populares na plataforma.
Desse modo, com a baixa conversão dos ads, o Spotify concluiu que poderia economizar até US$38 milhões anualmente restringindo o acesso desses podcasts do Ambassador.
Como os criadores de podcasts de ruído branco podem ainda ganhar dinheiro?
Embora o programa Ambassador Ads do Spotify esteja sendo encerrado para podcasters de ruído branco, ainda existem outras maneiras de ganhar dinheiro na plataforma. Os criadores podem monetizar seus podcasts por meio de:
Assinantes Pagos: Os ouvintes podem pagar uma assinatura para acessar conteúdo premium ou sem anúncios.
Suporte ao Ouvinte: Alguns ouvintes estão dispostos a apoiar financeiramente seus criadores favoritos diretamente.
Anúncios Automatizados: O Spotify oferece anúncios automatizados, que inserem anúncios de terceiros em programas de forma automática, semelhante à publicidade no YouTube.
Mudanças no programa de Ads
Além de encerrar os anúncios nos podcasters de ruído branco, o Spotify também está fazendo outras mudanças em seu programa Ambassador Ads.
Agora, para participar, os programas precisarão ter pelo menos 1.000 ouvintes únicos do Spotify nos últimos 60 dias. O valor pedido anteriormente era de apenas 100.
A empresa também planeja convidar mais apresentadores de podcast para seu programa de anúncios automatizados e oferecerá uma divisão de 50% da receita aos participantes.
O que isso significa para o Spotify?
Não é de hoje que o Spotify está tomando medidas para otimizar sua estratégia de publicidade e aumentar seus lucros.
Isso se dá especialmente por conta da diminuição de 6% na receita gerada por assinantes premium da plataforma no último ano, mesmo com seus 220 milhões de ouvintes pagantes.
O segundo trimestre de 2023 registou prejuízos de 302 milhões de euros (cerca de 333 milhões de dólares) contra um prejuízo de 125 milhões de euros (cerca de 138,5 milhões de dólares) no mesmo período de 2022.
Para os podcasters de ruído branco, essa mudança significa que eles precisarão explorar outras opções de monetização para continuar prosperando.
Outros artigos interessantes: