Os EUA estão a investir numa tecnologia de têxteis inteligentes que permite transformar peças de roupa em dispositivos de vigilância. O projeto, chamado SMART ePANTS, pretende desenvolver camisas, calças, meias e roupa interior capazes de gravar áudio, vídeo e dados de geolocalização.
Para que serve a roupa inteligente?
A roupa inteligente é destinada a funcionários de serviços de informações, polícias e outros profissionais que trabalham em ambientes perigosos e de alto stresse. A roupa inteligente permite registar informações sem a necessidade de usar equipamentos desconfortáveis, volumosos e rígidos. A roupa inteligente é também lavável e resistente a temperaturas extremas, radiação e campos magnéticos.
Como funciona a roupa inteligente?
A roupa inteligente é feita de têxteis ativos, que são compostos por camadas muito finas de um tipo especial de cerâmica. Estas camadas podem ser gravadas e lidas com um laser ou um feixe de partículas, atingindo velocidades de GBps e densidades de TB/cm^2.
Quando estará disponível a roupa inteligente?
O projeto SMART ePANTS está a ser desenvolvido pela IARPA, uma agência do governo dos EUA dedicada à investigação avançada de informação. O projeto tem um investimento de 22 milhões de dólares e vai decorrer em três fases: uma fase inicial de prova de conceito ou construção, uma fase de uso e uma fase de lavagem. A previsão é que os primeiros produtos estejam disponíveis em 2025.