Cobrando US$30 por utilizador, a gigante da tecnologia promete ‘te substituir’ em reuniões, fazer resumos e criar e-mails. Venha entender o que é o Duet, nova ferramenta do Google!
Já disponível como uma ferramenta complementar do Google Workspace, o Duet AI é o mais novo recurso da empresa que promete tornar a vida dos utilizadores muito mais fácil.
A plataforma, testada com mais de um milhão de perfis antes de ser oficialmente lançada, se propõe a funcionar como uma espécie de assistente virtual, de modo a ajudar seus utilizadores a realizar ações burocráticas do dia a dia.
Entre essas facilidades está a possibilidade do Duet assumir seu lugar em reuniões via Google Meet.
“Com a funcionalidade ‘assistir por mim’, o Duet AI poderá participar do evento no seu lugar, fazer a sua mensagem ser ouvida e ainda preparar um resumo”, afirmou a empresa.
Outros recursos para as famosas “calls” são de ajuste de luminosidade e som, anotações e ata de reunião, além de legendas automáticas e simultâneas em 18 idiomas.
O chatbot funciona de modo privado, assim os utilizadores podem “conversar” com o assistente de IA para rever detalhes de uma reunião ou encontrar trechos específicos da discussão.
Indo muito mais a fundo no Duet, ele irá se integrar com praticamente todos os sistemas do Google Workspace.
No Drive, por exemplo, a IA poderá te ajudar a encontrar itens, criar planilhas, resumir o conteúdo de documentos e até mesmo criar apresentações completas.
Já no Gmail, a ferramenta poderá escrever respostas de e-mail, gerar imagens e também verificar a gramática do que está sendo enviado.
O Duet parece até um sonho para automatizar o dia a dia de trabalho, mas todas essas funcionalidades não saem de graça.
Além da contratação do Google Workspace, o site The Verge ainda afirmou que o recurso deve custar cerca de US$30 por utilizador – ao menos quando falamos de sua implementação em grandes empresas, e com muitos funcionários.
Entretanto, Aparna Pappu, chefe do Workspace, disse à CNBC que o valor final da plataforma ainda não foi finalizado pelo Google para companhias menores.
Google na corrida pela IA
O Duet é mais um esforço tomado pela gigante da tecnologia para encabeçar a corrida de inteligência artificial que se acentua a cada dia.
A nova plataforma vem em resposta ao sistema desenvolvido pela Microsoft, o Copilot, que funciona de maneira semelhante nos aplicativos Office.
Ainda assim, ambas as empresas estão sendo “deixadas para trás” pelo nome do momento na indústria: a OpenIA.
Responsável pelo ChatGPT, a empresa tem liderado esse mercado e enfrenta uma concorrência acirrada com nomes como Meta, Apple, Microsoft e Google.
E apesar de muito interessante, o recurso tem despertado preocupações entre os especialistas quanto a sua precisão.
“Se o chatbot Bard do Google alucina um filme que na verdade não existe, isso é bobagem; se a Duet interpretar mal ou inventar os números de vendas da sua empresa, você estará em apuros”, afirmou o The Verge.
Em resposta a isso, o Google explicou que a ferramenta tenta se manter fiel aos dados e arquivos disponibilizados pelos próprios utilizadores, evitando equívocos.
O real impacto e resultado da plataforma é algo que ainda temos que esperar para descobrir, mas com potencial para revolucionar a forma que trabalhamos, é bom se manter atento a esse novo recurso de IA.
Outros artigos interessantes: