A OpenAI lançou o DALL-E 3, uma versão melhorada com integração ao ChatGPT para facilitar a criação de imagens a partir de texto. Venha entender as novidades trazidas na atualização da ferramenta!
Se você já ouviu falar sobre inteligência artificial, provavelmente já conhece o DALL-E, uma plataforma que transforma texto em imagens.
Mas agora, a OpenAI, também criadora do ChatGPT, está lançando o DALL-E 3, uma versão ainda mais poderosa e fácil de usar.
Neste artigo, vamos te contar tudo sobre essa novidade!
O DALL-E 3 chegou!
A OpenAI, uma das líderes em IA, não para de inovar.
O DALL-E 3 é a terceira geração da plataforma, e ele está pronto para fazer sua imaginação voar alto. Se você já usou a ferramenta antes, vai adorar as melhorias que esta nova versão traz.
Uma das grandes novidades é a integração com o ChatGPT. Agora, você não precisa quebrar a cabeça pensando em comandos detalhados para usar o DALL-E.
Basta pedir à ferramenta de texto para criar um prompt, e ele gerará um parágrafo para você usar. É fácil assim!
Mas se você tiver ideias específicas, continue usando seus próprios prompts.
Para mostrar como essa integração funciona na prática, Aditya Ramesh, pesquisadora principal da equipe DALL-E, pediu ao ChatGPT para ajudar a criar um logotipo para um restaurante de ramen nas montanhas.
O GPT gerou um prompt, e a outra plataforma apresentou quatro opções de logotipo. Uma delas representava uma montanha com coberturas de ramen como neve, caldo escorrendo como uma cachoeira e ovos em conserva no chão como pedras de jardim.
Essa conexão torna o processo de criação muito mais acessível para todos, mesmo para aqueles que não são especialistas em criar comandos para inteligências artificiais.
A história do DALL-E
O DALL-E foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2021 e causou um grande impacto na comunidade de IA.
Porém, a segunda versão da plataforma teve alguns problemas, como gerar imagens explícitas e mostrar preconceito na geração de fotos. Para lidar com isso, a OpenAI implementou uma lista de espera em 2022, mas logo depois, abriu o DALL-E 2 ao público.
Agora, com a terceira geração, a empresa está focando muito em segurança para evitar problemas semelhantes.
Eles trabalharam com equipes externas, especialistas em encontrar vulnerabilidades em sistemas, para garantir que o DALL-E 3 seja mais seguro. Além disso, foram introduzidos classificadores de entrada para evitar conteúdo explícito ou violento.
Limitações e responsabilidades
A OpenAI está comprometida em tornar o DALL-E 3 uma ferramenta segura e responsável. Por exemplo, o modelo se recusa a gerar imagens no estilo de artistas vivos para proteger direitos autorais.
Essa é uma medida importante para evitar possíveis litígios legais com artistas cujo trabalho possa ser reproduzido pela IA.
Os artistas também têm a opção de solicitar a exclusão de suas obras da base de dados do aplicativo, garantindo que seus trabalhos não sejam usados na criação de novas imagens.
Quando você pode usar o DALL-E 3?
A terceira versão do app será lançada primeiro para os usuários do ChatGPT Plus e ChatGPT Enterprise em outubro.
Depois disso, estará disponível para os laboratórios de pesquisa e para o serviço API da OpenAI no outono norte americano.
A empresa planeja lançá-lo de forma gradual, mas ainda não divulgou quando estará disponível gratuitamente para o público em geral.
O DALL-E 3 é mais um marco na jornada da OpenAI em direção a IA mais inteligente e segura.
Com sua integração ao ChatGPT, ele se torna mais acessível do que nunca, permitindo que pessoas comuns criem artes impressionantes sem a necessidade de serem especialistas em inteligência artificial.
Outros artigos interessantes: