Nuno Santos, o ala esquerdo do Sporting, está a fazer história com o seu golo de “letra” contra o Boavista. Este golo extraordinário não só contribuiu para a vitória por 3-0 na 24ª jornada da época passada, como também o colocou entre os 11 nomeados para o Prémio Puskás.
Todos podem votar no Prémio Puskás
A votação para eleger o melhor golo do ano de 2023 já está aberta e todos podem votar. Para tal, basta fazer login no site da FIFA e escolher o melhor golo da época. A votos estão também as categorias de melhor jogador, melhor guarda-redes e melhor treinador, masculinos e femininos.
“Letra” é gesto técnico raro
O golo de Nuno Santos foi marcado com um gesto técnico raro, que já lhe valeu o prémio de melhor golo da I Liga. Agora, está na corrida para o melhor golo da época em todo o mundo. Erik Lamela venceu o prémio em 2021 também com um golo de” letra”.
Concorrentes de peso
Nuno Santos enfrenta uma forte concorrência pelo prémio. Entre os nomeados estão Álvaro Barreal do FC Cincinnatti, Linda Caicedo da seleção colombiana, Julio Enciso do Brighton, Seong-jin Kang da seleção sub-20 da Coreia do Sul, Sam Kerr da seleção australiana, Brian Lozano do Atlas FC, Guilherme Madruga do Botafogo-SP, Iván Morante do Ibiza, Beatriz Zaneratto da seleção brasileira e Askhat Tagybergen do Cazaquistão.
O Prémio Puskás
O Prémio Puskás é atribuído ao melhor golo marcado entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023, independentemente da nacionalidade, escalão e género. O vencedor é escolhido através de uma votação online e das escolhas de um painel de especialistas. O único português a vencer o prémio foi Cristiano Ronaldo, em 2009.
Outros artigos interessantes: