Com uma abordagem personalizada e dados que embasam a “química” entre os utilizadores, apps de namoro têm investido em IAs para aprimorar suas experiências. Venha entender esse relacionamento moderno!
As inteligências artificiais (IAs) são uma realidade já bem presente no ramo dos negócios e que já vem até mesmo entrando em nossa vida pessoal em um ponto ou outro. Entretanto, é novidade sua presença quando falamos em relacionamentos.
Mas é exatamente isso que está acontecendo!
Sites de namoro como o Romance IA oferecem serviços de inteligência artificial para criarem a “namorada ideal” para cada pessoa.
E não apenas na forma de parceiros fictícios que essa tecnologia tem feito sucesso, mas também aconselhando, treinando e até mesmo combinando os melhores perfis para o match perfeito.
Tinder e Hinger são algumas das plataformas que têm investido pesadamente em IAs para aprimorar os sistemas que os utilizadores já conheciam, dando um upgrade nos aplicativos.
Em outra esfera, Blush, Aimm, Rizz e Teaser AI são alguns dos nomes de apps famosos por fornecerem namoros virtuais.
Fique de olho e venha entender um pouco mais desse mundo dos matchs inteligentes.
Os relacionamentos modernos começam assim
Segundo um estudo realizado pela Pew Research em 2023, 50% dos adultos com menos de 30 anos usam sites e apps de namoro para investir em novos relacionamentos.
Entretanto, mais da metade desses utilizadores relatam experiências negativas dentro dessas plataformas, citando conversas vazias e poucas correspondências como os principais problemas.
Desse modo, as IAs chegam com a promessa de resolverem essa insatisfação e tornar as conexões mais simples e profundas.
Dmitri Mirakyan, cofundador do aplicativo de namoro Your Move.AI, em entrevista para a CNN, afirmou que “esta é apenas uma nova ferramenta que permite que as pessoas sejam mais rápidas e criativas. IA honestamente não é diferente de enviar um gif ou même a um amigo”.
“O mundo está se tornando um lugar mais solitário e acho que a IA pode tornar isso mais fácil e melhor para as pessoas”, completa ele.
E a ideia parece agradar!
Em março deste ano, a empresa de segurança cibernética e privacidade digital Kaspersky realizou uma pesquisa na qual descobriu que 75% dos utilizadores de apps de namoro estão dispostos a pedir uma ajudinha do ChatGPT para ter melhores conversas.
“Há uma fadiga crescente com aplicativos de namoro agora, pois há muita pressão sobre as pessoas para serem ‘originais’”, disse Crystal Cansdale, especialista em namoro no aplicativo Inner Circle.
Alguns dados sobre apps de namoro
De acordo com um relatório divulgado pelo Dating.co, os relacionamentos online tiveram um aumento de 82% no período de pós-pandemia, sendo a Índia, Irlanda, Reino Unido e Espanha os países mais engajados nessas relações.
Entretanto, nem todos que estão presentes em apps desse tipo têm os mesmos objetivos em mente.
Uma pesquisa feita pela Sky News que tinha por objetivo medir a satisfação dos utilizadores do Tinder, revelou que 50,3% dos perfis não demonstram interesse em encontros reais.
Assim, de acordo com a pesquisa, o que leva os utilizadores até essas plataformas é a possibilidade de criar conexões sociais, da mesma forma que acontece nas redes sociais.
Mas nem todos concordam com esses dados. Em tora, o Tinder respondeu a pesquisa afirmando que ela foi imprecisa e não remete ao real perfil de seus utilizadores.
Porém, independente do motivo que os leve a esses apps, a verdade é que o relacionamento digital veio para ficar!
Outros artigos interessantes: