No mundo tecnológico, onde a concorrência é acirrada, a Google promete destacar-se com os seus mais recentes modelos, Pixel 8 e 8 Pro. Uma fuga de informação revelou que estes dispositivos poderão receber atualizações do sistema operativo Android, de segurança e Feature Drop durante impressionantes sete anos.
Até ao momento, a Google anunciava cinco anos de atualizações para os seus Pixel, o que se traduzia em três anos de atualizações Android e mais 24 meses de patches de segurança. No entanto, com o Pixel 8 e 8 Pro, a empresa parece estar disposta a redefinir padrões, indo além do que outras marcas, como a Samsung e a Apple, têm oferecido.
Google quer ultrapassar Apple na ‘guerra’ dos anos de suporte
A mudança é, sem dúvida, uma manobra estratégica para colocar a linha Pixel em destaque e em direta competição com o iPhone. Este avanço na política de atualizações da Google provavelmente incentivará outras empresas de smartphones Android a seguirem o exemplo. Atualmente, a promessa da Samsung de quatro anos de atualizações parece perder brilho perante a novidade da Google. Com este novo padrão, os utilizadores poderão beneficiar de uma vida útil mais prolongada para os seus dispositivos, uma vantagem não só para o bolso, mas também para o ambiente.
Desempenho futuro: uma incógnita
Contudo, ainda há questões a serem respondidas. Como se comportará o Android vários anos após o lançamento, especialmente em smartphones com o processador Tensor, é algo que apenas o tempo revelará. O verdadeiro teste será perceber o desempenho após cinco anos e avaliar se os utilizadores ainda desejam utilizar um dispositivo durante tanto tempo, assumindo que todos os outros componentes continuam operacionais.
Felizmente, graças à parceria com a iFixit, a probabilidade de os componentes continuarem a funcionar é maior do que nunca. Esta parceria facilita a reparação de peças, prolongando a vida útil dos dispositivos.
Nível de experiência do utilizador vai melhorar
Esta revelação sobre o Pixel 8 e o 8 Pro não é a única novidade excitante. Outras fugas de informação sugerem que o Pixel 8 Pro virá equipado com um “Super Actua display”, otimizado para visualização em luz solar direta. Tais características são indicativos claros de que a Google está empenhada em proporcionar uma experiência superior aos seus utilizadores.
Os entusiastas da tecnologia não terão de esperar muito para colocar as mãos nestes novos dispositivos. Há rumores de que o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro terão um ligeiro aumento de preço nos Estados Unidos e estarão disponíveis nas lojas a partir de 12 de outubro. A apresentação oficial está marcada para 4 de outubro.
Outros assuntos importantes: