O Alibaba Group, o gigante chinês do comércio eletrónico, anunciou no domingo que Daniel Zhang vai abandonar a sua atividade na área da computação em nuvem. A decisão foi uma surpresa, pois ocorreu apenas dois meses depois de a empresa ter dito que ele deixaria as suas funções de CEO e presidente do grupo para se concentrar na unidade de nuvem.
Reestruturação do grupo Alibaba
A unidade de nuvem é a maior fornecedora de serviços em nuvem da China e deverá ser separada do Alibaba como parte da reestruturação do grupo. O Alibaba anunciou em março que iria dividir a empresa em seis unidades, cada uma com os seus próprios conselhos e CEOs. A empresa disse em maio que pretendia concluir a cotação pública da sua unidade de nuvem nos próximos 12 meses.
Novo líder
Eddie Wu, que iria suceder a Zhang como CEO do grupo no domingo, também assumirá o comando do negócio de nuvem após a saída de Zhang. O Alibaba disse que iria continuar a executar o plano de spin-off sob uma equipa de gestão separada, a ser nomeada.
Trajetória de Zhang
Zhang entrou para o Alibaba em 2007 e foi o arquiteto por detrás do festival anual de compras “Dia dos Solteiros”. Foi nomeado CEO em 2015 e presidente em 2019, sucedendo a Jack Ma, cofundador do Alibaba. Os seus últimos anos como chefe do grupo foram marcados por um maior escrutínio regulatório sobre o Alibaba.
Fundo de tecnologia
Zhang continuará a contribuir para o Alibaba através de um fundo de tecnologia que ele irá estabelecer. O Alibaba investirá US $ 1 bilhão no fundo, que apoiará a estratégia da empresa de investir para o crescimento futuro e desenvolver o seu ecossistema de tecnologia. O Alibaba também atribuiu a Zhang um título de “emérito”, o primeiro na sua história.
Outros artigos interessantes: