Se você é um consumidor assíduo de café é bom ficar atento aos efeitos da cafeína em seu corpo. Venha conhecer qual a quantidade saudável para ser ingerida!
A cafeína, presente em nossos queridos cafés e chás, é uma substância que muitos de nós consumimos diariamente.
No entanto, o excesso pode ser prejudicial à saúde e até levar à dependência.
A cafeína é uma substância natural encontrada em mais de 60 tipos de plantas, incluindo grãos de café e folhas de chá.
Ela é como um estimulante do sistema nervoso central e é comumente adicionada a refrigerantes, bebidas energéticas, medicamentos e suplementos.
Após consumida, a cafeína é absorvida pelo trato gastrointestinal e se espalha pelo corpo através da água.
Cerca de 45 minutos após o consumo, ela é completamente absorvida e atinge seu pico no sangue entre 15 minutos e 2 horas.
E ela se torna ainda mais estimulante quando ingerida com o estômago vazio.
Quanta cafeína é demais?
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomenda que a maioria dos adultos limite o consumo de cafeína a 400 miligramas por dia, o que equivale a aproximadamente quatro a cinco xícaras de café.
Desse modo, consumir em excesso bebidas com a substância pode levar a efeitos colaterais indesejados, como desidratação, dores de cabeça, ansiedade e insônia.
Além disso, grupos específicos, como crianças, gestantes, pessoas com problemas de sono e condições cardíacas, devem limitar o consumo de cafeína.
E também, a sensibilidade individual à cafeína varia!
Algumas pessoas sentem-se ansiosas e com o coração acelerado com apenas uma xícara podem, enquanto outras podem tomar várias delas sem efeitos adversos.
Qual a forma certa de consumir cafeína?
Evite a substância cerca de seis horas antes de dormir, embora a sensibilidade varie.
Para a maioria dos adultos saudáveis, até quatro xícaras de café por dia não devem causar problemas de saúde graves. No entanto, é importante lembrar que isso pode variar de pessoa para pessoa.
Pessoas grávidas, que desejam engravidar ou amamentar devem diminuir a ingestão de cafeína a menos de 200 miligramas por dia.
Além disso, crianças menores de 12 anos não devem consumir a substância, de acordo com a Academia Americana de Pediatria.
E também, pessoas com problemas gastrointestinais, ansiedade, insônia, problemas cardíacos e distúrbios alimentares também podem se beneficiar ao reduzir ou limitar o consumo de cafeína.
Dicas para reduzir a ingestão de cafeína
Se você precisa reduzir o consumo de cafeína, faça isso gradualmente para evitar sintomas de abstinência.
Considere alternativas como café ou chá descafeinado, como o chá verde ou preto, ou simplesmente beba mais água ao longo do dia.
Lembre-se de que o consumo de cafeína é uma questão pessoal e o que funciona para uma pessoa pode não ser o ideal para outra.
Conheça seus limites e faça escolhas que beneficiam sua saúde e bem-estar. Afinal, uma relação saudável com a cafeína pode contribuir para uma vida mais equilibrada e energizada.
Outros artigos interessantes: