Astrofotógrafos de todo o mundo têm estado ocupados a capturar imagens do cometa Nishimura, que foi descoberto em agosto de 2023 pelo astrónomo amador Hideo Nishimura, de Kakegawa, no Japão. A descoberta foi feita com uma câmara DSLR da Canon e uma teleobjetiva, um feito impressionante considerando que a maioria dos novos cometas são descobertos por telescópios automatizados.
Nas últimas semanas, o cometa tem sido o foco de atenção de caçadores de cometas e astrofotógrafos, que têm captado imagens incríveis deste corpo celeste.
Quando e onde observar o Cometa Nishimura?
As próximas semanas prometem ser excelentes para a observação do cometa Nishimura. De acordo com o site Space.com, o cometa está a aproximar-se do seu ponto mais próximo da Terra, que ocorrerá a 12 de setembro, e do seu periélio (ponto mais próximo do Sol), que será a 17 de setembro. Atualmente, o cometa está a passar pela constelação de Leão nas primeiras horas da manhã, antes do nascer do Sol.
Para observar este espetáculo celestial, olhe para leste durante as primeiras horas da madrugada. Uma aplicação de observação de estrelas pode ajudá-lo a localizar o cometa. Binóculos ou um telescópio proporcionarão uma visão mais detalhada do cometa. Através destes instrumentos, espera-se ver um globo difuso e esverdeado. Com uma ótica de maior potência, deverá ser possível ver a cauda do cometa.
Outros artigos interessantes: