Atualmente, o aumento dos furtos de automóveis é uma realidade incontornável, com nefastos a visarem veículos facilmente acessíveis, apesar das crescentes medidas das autoridades. Este problema tem vindo a crescer, nomeadamente em cidades como Chicago, onde se registou um aumento de 139% nas ocorrências de veículos roubados em comparação com 2020. Esta tendência é, infelizmente, impulsionada por vídeos em redes sociais que demonstram a facilidade com que alguns modelos, como Hyundai ou Kia, podem ser furtados.
Entre esta onda de insegurança, os Model 3 e Model Y da Tesla destacam-se pela sua resiliência contra furtos. Estes veículos elétricos não possuem um sistema de ignição tradicional ou botão start-stop, tornando-os menos atrativos para os ladrões. Em vez disso, os proprietários destes modelos utilizam um cartão ou o smartphone como chave, ambos com conexões encriptadas e de difícil replicação.
A vantagem significativa de usar o smartphone como chave é a segurança adicional que proporciona. Mesmo que alguém consiga roubar o dispositivo, seria praticamente impossível ganhar acesso ao veículo sem ultrapassar barreiras como reconhecimento facial, impressão digital ou PIN. Além disso, os proprietários podem facilmente desativar o Bluetooth quando não estão a usar o carro, aumentando ainda mais a segurança.
A dificuldade em “abastecer” um Tesla roubado
Imagine-se na pele de um ladrão que, contra todas as probabilidades, consegue roubar um Tesla Model Y. Após alguns quilómetros, o ladrão depara-se com a dificuldade de carregar a bateria do veículo. Ao contrário de um carro a gasolina, carregar um Tesla requer um local específico e uma conta Tesla. Uma vez que o proprietário recebe uma notificação sempre que o veículo é ligado a um Supercharger, o paradeiro do ladrão seria facilmente descoberto.
Além disso, todos os veículos Tesla podem ser rastreados através da aplicação oficial, tornando quase impossível para os ladrões escaparem sem serem detetados. A complexidade em carregar a bateria e a possibilidade de rastreamento tornam estes modelos desfavoráveis para qualquer tentativa de furto.
Impacto no mercado de seguros e a tranquilidade dos proprietários
O facto de os Tesla Model 3 e Model Y serem tão difíceis de roubar tem um impacto positivo no mercado de seguros. Com a prevalência de furtos em modelos como Range Rover e Toyota Prius, as seguradoras têm aumentado os preços para os residentes urbanos. No entanto, os proprietários de Tesla podem descansar sabendo que o seu investimento está mais seguro, o que potencialmente se pode refletir em preços de seguro mais baixos.
Outros artigos interessantes: