Em setembro, a Canon estará a celebrar o trabalho dos fotojornalistas pelo 34º ano consecutivo, como parte da sua parceria de longa data com o Visa pour l’Image.
Durante a Pro Week do festival (4 a 9 de setembro), que decorre em Perpignan, no sul de França, a Canon vai homenagear a arte do storytelling documental, atribuindo duas bolsas a projetos e proporcionando acesso ao festival a um grupo de 30 jovens talentos emergentes através do seu Student Development Programme. Os visitantes vão, ainda, ter a oportunidade de saber mais sobre o suporte de produto da Canon para profissionais, que nos últimos meses evoluiu para um programa dedicado para membros.
A Canon vai reconhecer contributos extraordinários para o fotojornalismo com duas bolsas
Pelo 23º ano consecutivo, a Canon e o Visa pour l’Image vão atribuir uma bolsa de 8.000 euros a uma fotojornalista que esteja a realizar um projeto documental de longa duração. Este ano, o júri – constituído por jornalistas e editores do The New York Times, Le Monde, Conde Nast e outros – decidiu atribuir a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas a Anastasia Taylor-Lind, fotojornalista britânica/sueca, pelo seu projeto “5K from the Frontline”, que está em curso. Anastasia tem estado a fotografar comunidades na linha da frente na região de Donbas, no leste da Ucrânia, desde 2014, e continua a documentá-las enquanto enfrentam a invasão russa em grande escala. As suas imagens falam da vontade persistente de viver e da resistência para manter as rotinas quotidianas apesar da guerra.
Em paralelo, a Canon e o Visa pour l’Image têm o prazer de oferecer a Juan Vicente Manrique Gomez a quarta Bolsa de Vídeo Canon, pelo seu documentário em curta-metragem “Looking for a donkey”, que será filmado na Venezuela. Com uma visão satírica ousada, Juan contará a história de dois bombeiros de uma pequena cidade nos Andes venezuelanos, detidos e enviados para a prisão após lançarem um vídeo viral no qual caricaturavam de forma humorística o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro.
Abrir o caminho para a próxima geração de fotojornalistas
A Canon está empenhada em apoiar e fomentar novos talentos e, pelo sétimo ano consecutivo, vai oferecer a fotógrafos emergentes de toda a Europa, Médio Oriente e África uma oportunidade única para desenvolverem competências e progredirem nas suas carreiras, como parte do seu aclamado Student Development Programme. Assim, 30 talentosos estudantes de fotografia vão participar num prestigiado workshop de cinco dias para estabelecerem contactos e aprenderem com profissionais de renome em sessões de grupo e sessões 1:1 de revisão de portefólio, workshops práticos e palestras.
Os oradores e mentores deste ano incluem os embaixadores da Canon Aïda Muluneh (fotógrafa, educadora e empreendedora cultural etíope), Brent Stirton (Correspondente Sénior da Getty Images e explorador da National Geographic), Marco Longari (Chief Photographer da AFP em África) e Paolo Verzone (membro da Agence VU’). Estará também presente um grupo de especialistas do setor, incluindo Fiona Shields (The Guardian), Gaia Tripoli (The New York Times), Lars Lindemann (GEO), Mads Nissen (membro do Politiken e da Panos Pictures), Thomas Borberg (fotógrafo do Politiken) e Tristan Lund (curador e consultor artístico independente).
Depois dos workshops, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em diversas visitas guiadas ao espaço de exposição do festival, organizadas pelos próprios artistas. Este ano, Paolo Pellegrin (Magnum Photos), Embaixador Canon, vai apresentar uma seleção de trabalhos do seu projeto “Visa Years”, e Brent Stirton apresentará o seu projeto “Asian Elephants – Culture, Conflict and Co-existence”. Natalya Saprunova, vencedora da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas de 2022, também vai apresentar o trabalho com o qual venceu no ano passado, “The Evenki People”, sobre os guardiões de Yakutia.
Presença da Canon no Visa pour l’Image
Na sede do festival, o Palais des Congrès de Perpignan, a Canon terá uma área dedicada à apresentação de produtos, onde convidará os visitantes a experimentar as suas mais recentes câmaras e objetivas. Os fotógrafos acreditados também podem receber um serviço gratuito de verificação e limpeza, efetuado por técnicos especializados dos Serviços Profissionais da Canon (CPS).
Mais informações sobre o Visa pour l’Image no website oficial do festival
Outros artigos interessantes: