A Apple e a Globalstar, uma operadora de rede de satélites, anunciaram um acordo para reforçar os serviços SOS de emergência via satélite, que permitem aos utilizadores de iPhone pedir ajuda em situações críticas quando não há cobertura de rede móvel. Estes serviços, lançados no ano passado com o iPhone 14, já salvaram várias vidas em todo o mundo.
Novos satélites para aumentar a cobertura e a capacidade
O acordo entre a Apple e a Globalstar prevê o lançamento de 17 novos satélites, que se juntarão aos 24 já existentes da Globalstar, para aumentar a cobertura e a capacidade da rede. Os novos satélites serão lançados pela SpaceX, a empresa de Elon Musk, que domina o mercado dos lançamentos orbitais. A Apple irá financiar grande parte dos custos da constelação, bem como utilizar 85% da sua capacidade para os seus serviços.
Os novos satélites são baseados nas inovações tecnológicas do programa VISION EQXX, que visa alcançar a máxima eficiência e autonomia nos veículos elétricos. Estes satélites irão operar em órbita terrestre baixa (LEO), o que reduz o tempo de transmissão e melhora a qualidade do sinal.
Um serviço vital para situações extremas
O SOS de emergência via satélite é uma funcionalidade que permite aos utilizadores de iPhone ligar-se a um dos satélites da Globalstar para enviar uma mensagem de socorro com a sua localização, caso não haja torres de telemóveis disponíveis. Esta funcionalidade pode ser ativada através do botão lateral do iPhone ou através da Siri.
O SOS de emergência via satélite já provou o seu valor em várias situações extremas, como inundações, incêndios ou acidentes em locais remotos. Graças a esta funcionalidade, muitas pessoas conseguiram contactar as autoridades competentes e receber assistência atempada.
O SOS de emergência via satélite é esperado na próxima série iPhone 15, que será apresentada brevemente. A Apple e a Globalstar pretendem continuar a colaborar para oferecer aos seus clientes um serviço vital e diferenciador.
Outros artigos interessantes: