Com os preços dos combustíveis a atingir valores assustadores, não é de admirar que muitos de nós esperem ansiosamente pela próxima segunda-feira para verificar se os preços sobem ou descem. É provável que a luz da reserva do tabliê esteja mais ativa do que nunca, mas será que andar na reserva pode causar problemas ao teu carro?
Ao longo dos anos, muitas pessoas têm debatido se andar na reserva é prejudicial para o veículo, especificamente para a bomba de combustível. Existem aqueles que são conhecedores do assunto e afirmam que é um perigo, enquanto outros simplesmente repetem o que ouviram por aí. Então, o que é verdade e o que é mito?
Desmitificando a questão
Nos carros modernos, a ideia de que andar na reserva pode danificar a bomba de combustível é, na verdade, um mito. No passado, os veículos tinham menos proteções e cuidados, e havia uma possibilidade real de o combustível na reserva trazer problemas. Hoje em dia, a história é diferente.
Existem dois fatores principais que nos levam a esta conclusão: a refrigeração da bomba de combustível e a possibilidade de puxada de resíduos do fundo do depósito. A refrigeração da bomba de combustível não é realizada pelo combustível que a rodeia, mas sim pela passagem de combustível no seu interior. Portanto, ter muito ou pouco combustível ao redor da bomba é indiferente.
Quanto à questão dos resíduos, os combustíveis têm hoje em dia um controlo de qualidade mais apertado, e as bombas modernas possuem várias proteções para evitar a entrada de impurezas. Logo, este também se tornou um não assunto.
Luz da reserva acesa? Sem ‘stress’!
Se és daqueles que frequentemente anda com a luz da reserva acesa, não há razão para alarme. O carro só vai parar quando o combustível no depósito terminar. A tecnologia avançou e os carros modernos estão equipados para lidar com situações como esta.
Outros artigos interessantes: