Com cada vez mais empresas se preparando para a era dos carros autônomos, esse é um futuro que está mais perto do que imaginamos. Venha entender como esses veículos funcionam e quais as principais concorrentes do mercado!
Parece até cena de filme de ficção científica, mas carros que não precisam de um motorista atrás do volante são uma realidade cada vez mais próxima.
Investindo cada vez mais pesado em veículos que conseguem se “autoconduzir”, as principais montadoras do mundo entraram em uma corrida pelo futuro desse mercado.
Para que você saiba o que está por vir, vamos te mostrar em detalhes como esses carros funcionam e quais os principais modelos que devem se popularizar em breve.
Fique de olho!
Como os carros autônomos funcionam?
Um carro autônomo não necessariamente é aquele que se dirige sozinho, mas qualquer veículo que possui algum sistema automático.
Para definir esses transportes, existem 5 níveis de autonomia em que eles podem ser classificados.
Nível 1: São veículos que prestam assistência ao motorista, como sistemas que controlam a velocidade de cruzeiro. Nesse patamar, o motorista ainda é o principal responsável pela condução.
Nível 2: Aqui a direção é parcialmente automatizada, com o controle de velocidade, frenagem e indicação de direções ficando a cargo do sistema e a condução com o motorista.
Nível 3: Com uma direção altamente automatizada, esse nível conta com sensores mais avançados, gerenciamento de direção e até mesmo aceleração limitada. O motorista ainda precisa ficar atento para assumir o controle, mas não é o principal condutor.
Nível 4: A automação parcialmente completa é aquela na qual o carro “se dirige” por conta própria na maior parte do tempo, podendo até mesmo realizar manobras. Entretanto, ele possui limitações, como velocidades, que só podem ser acessadas por um motorista.
Nível 5: por fim, o último nível é aquele com automação completa, no qual sequer é necessário um motorista e os passageiros podem apenas sentar e relaxar enquanto são transportados.
São os veículos de nível 5 que se destacam cada vez mais no setor automotivo, mas até lá vale conhecer os que já temos disponíveis no mercado. A seguir, vamos conhecer algumas das marcas que mais se destacam nesse mundo autônomo!
Honda Legend
Lançado em 2021, o sedan é o primeiro a contar com um software de nível 3 a ser comercializado.
Graças a seu sistema “Traffic Jam Pilot”, que integra a direção altamente automatizada, o carro tem a capacidade de controlar a aceleração, a travagem, setas e o volante.
De acordo com a Honda, montadora do veículo, a ideia é construir um modelo nível 5 do Legend até 2029.
Uber
A Uber é, hoje, uma das empresas que mais investem em carros autônomos no mundo, iniciando essa trajetória ainda em 2015.
De acordo com a marca, seu objetivo é “reimaginar a maneira como o mundo se move para o melhor”. Para isso, pretendem adicionar veículos auto dirigíveis em sua frota dentro dos próximos anos.
“Full Self-Driving” (FSD), da Tesla
A saga do carro que se dirige sozinho de Elon Musk começou em 2016 quando o CEO da Tesla afirmou ter um sistema capaz de conduzir melhor do que um piloto humano.
Entretanto, acidentes ao longo dos anos, alguns deles fatais, fizeram a marca cair em dúvida.
De acordo com dados da NHTSA, o sistema da Tesla esteve envolvido em 736 acidentes e 17 mortes desde 2019.
Assim, ainda que vendido como um software de nível 3, as informações quanto a sua estabilidade ao volante o colocam um nível abaixo.
E você, confiaria em um carro autônomo para te levar onde deseja? Nos conte sua opinião nos comentários!
Outros artigos interessantes: