Se a procrastinação é um problema em seu dia a dia, esse conteúdo é para você! Venha conferir 5 dicas fáceis e úteis que te ajudam a matar a preguiça e ser mais produtivo. Boa leitura!
Seja no home office, no ambiente de trabalho ou até mesmo dentro da sala de aula, a procrastinação é um problema que atinge a todos mais cedo ou mais tarde.
A sobrecarga de trabalho, negligência a saúde física e mental e até mesmo o estresse são alguns dos causadores dessa “enrolação” que costumamos ter.
Desse modo, se manter produtivo e gerenciar tarefas e tempo se tornou uma habilidade essencial para dar conta do grande nível de informações que recebemos todos os dias no mundo moderno. E para isso existe uma dica infalível.
A técnica dos 2 minutos é um processo simples e fácil que te ajuda a dar o primeiro passo na produtividade e deixar a procrastinação de lado.
Amplamente divulgada pelo especialista em rendimento, David Allen, essa é uma estratégia que visa priorizar tarefas rápidas para livrar o caminho e a mente para aquelas que precisam de maiores demandas.
Em outras palavras, resolvendo as tasks mais rápidas primeiro, você libera espaço e energia para dar um gás na sua produtividade.
5 dicas para implementar a regra dos 2 minutos
Agora que você já sabe sobre o que se trata a regra dos 2 minutos, é hora ver na prática como ela funciona.
Já está pronto para dar adeus à procrastinação? Então fique de olho!
Não deixe tarefas pequenas para depois
O acúmulo de tarefas pode ser um enorme catalisador para a procrastinação, de modo que quanto mais tarefas temos para fazer no dia, menos rendemos.
Para se livrar dessa sensação de “não vou dar conta” comece por aquelas mais rápidas.
Dê prioridade para atividades que levem menos de 2 minutos e não as deixe para depois. Além de limpar seu espaço de trabalho com tarefinhas simples, você também se sentirá mais produtivo.
Planeje seu dia
Um planejamento bem construído poderá te ajudar a ter mais controle do que deve ser feito, priorizado ou repassado.
Assim, não basta apenas ter objetivos definidos, como “essa semana vou vender 10 produtos da minha loja”, mas sim traçar um plano com passos para cumprir essa meta.
Já existem diversos recursos online que podem te ajudar nessa tarefa. O Google Agenda, ClickUp, Trello e Jira são alguns gerenciadores de tarefas que podem te auxiliar. Mas caso prefira, a boa e velha agenda de papel já é um bom começo.
Responda e-mails e mensagens assim que os ver
Outra mania que pode nos atrapalhar é ficar o tempo todo dando uma olhadinha na nossa caixa de e-mail e mensagens, mas nunca respondendo a tudo que chegou por lá.
Esse acúmulo de recebimentos pode te causar ansiedade e distrações, por isso responda a eles assim que os ver.
Mas atenção, isso não significa que deve ficar o tempo todo de olho no e-mail e WhatsApp, por exemplo. Defina horários específicos para isso durante o dia para evitar distrações.
Organize seu espaço de trabalho
Organizar a papelada, o porta lápis e até mesmo os documentos do Drive pode parecer perda de tempo, mas não é.
Além de um ambiente, online e offline, bem arrumado dar mais foco para você, também será mais simples de achar o que precisa.
Assim, reserve alguns minutos do seu dia para manter tudo em ordem e lembre que um ambiente limpo também reduz distrações.
Tome decisões mais rápido
Por fim, não enrole para tomar decisões simples, isso pode travar não só seu trabalho mas também seu processo criativo.
Ainda que depois seja necessário retomar o trabalho por uma decisão equivocada, fazer com que ela seja decidida diminui o desperdício de tempo e energia.
Apenas lembre de ponderar quais decisões podem ser tomadas de maneira rápida e quais precisam de mais deliberação.
Outros artigos interessantes: