A Xiaomi, conhecida pela sua vasta gama de smartphones, anunciou recentemente o fim do suporte a três dos seus modelos mais populares lançados em 2020. Se tens um destes dispositivos, fica a saber o que isso significa para ti.
Modelos afetados e o seu percurso
Os modelos em questão são:
- Redmi Note 9
- Redmi 9
- Poco M2
Estes smartphones chegaram ao mercado com o sistema MIUI 11 baseado no Android 10. Durante a sua “vida”, beneficiaram de duas atualizações significativas, tanto do MIUI como do Android. Atualmente, operam com o MIUI 13, que tem como base o Android 12.
O que muda para os utilizadores?
O software destes dispositivos tem cerca de 2 anos. A boa notícia é que continuam a funcionar sem problemas, sendo capazes de executar quase todas as aplicações Android. Portanto, se és um dos utilizadores destes modelos, não há necessidade urgente de atualizares para um novo smartphone, a menos que estejas à procura de hardware mais recente ou conectividade 5G.
No entanto, é crucial estar ciente de que não receberás mais atualizações de segurança, a não ser em situações muito raras e críticas.
Estes modelos foram um grande sucesso para a Xiaomi, com milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Por isso, é provável que continues a vê-los por aí, mesmo com o fim do suporte oficial.
Outros artigos interessantes: