Se tens um Redmi Note 9, Redmi 9 ou POCO M2, temos más notícias para ti. A Xiaomi atualizou a sua famosa “lista EOS” (End of Support), onde constam os smartphones que não receberão mais atualizações. E desta vez, estes três modelos populares foram os escolhidos para ficar para trás.
A lista EOS é atualizada várias vezes ao ano e inclui smartphones que já têm entre dois a três anos de antiguidade. A empresa chinesa já tinha feito algo semelhante com o Redmi Note 9 Pro, mas acabou por reverter a decisão. No entanto, até agora, não há qualquer indicação de que o mesmo acontecerá com estes modelos.
O que significa ficar na lista EOS?
Estar na lista EOS não é o fim do mundo, mas é um sinal claro de que o teu smartphone já viu melhores dias. Os modelos afetados deixarão de receber novas versões do MIUI, o que significa que não terão acesso ao MIUI 14. Mas o mais preocupante é a falta de atualizações de segurança, o que torna o dispositivo mais vulnerável a ataques cibernéticos.
Alternativas para os utilizadores afetados
Se és um dos afetados por esta decisão, tens algumas opções. Podes optar por comprar um novo smartphone que ainda tenha suporte da Xiaomi ou então desbloquear o bootloader do teu dispositivo atual. Ao fazê-lo, poderás instalar uma ROM personalizada, que ainda pode receber atualizações de segurança e novas funcionalidades. Sites como XDA Developers são uma boa fonte para encontrar ROMs compatíveis.
A estratégia da Xiaomi
A Xiaomi tem uma estratégia bem definida para manter os seus dispositivos atualizados durante um período razoável de tempo, geralmente dois a três anos. No entanto, a empresa também tem de equilibrar isso com o lançamento de novos modelos, o que pode deixar os modelos mais antigos em segundo plano.
A atualização da lista EOS da Xiaomi é um lembrete de que, mais cedo ou mais tarde, todos os smartphones chegam ao fim do seu ciclo de vida útil. Se tens um dos modelos afetados, é uma boa altura para começar a pensar em alternativas, seja um novo dispositivo ou a instalação de uma ROM personalizada.
Outros artigos interessantes: