Em nova atualização para o Android, o WhatsApp já permite a criação de figurinhas com apenas uma breve descrição e a ajuda da Inteligência Artificial (IA).
Apesar de ainda estar em fase de testes beta, o anúncio feito pelo WhatsApp vem animando os utilizadores da plataforma.
De acordo com WABetaInfo, a ferramenta está testando uma nova atualização para smartphones Android que irá permitir a criação de figurinhas – stickers- com tecnologia de IA. Para criar os adesivos, será necessário apenas uma breve descrição do que deseja.
As informações sobre o novo sistema ainda são poucas. Segundo a Android Police, ainda não foi revelado qual modelo de inteligência foi escolhido pela empresa para a criação da ferramenta.
Segundo o relatório disponibilizado pela marca, os stickers serão gerados usando “uma tecnologia segura oferecida pela Meta”.
Os testes beta mostram que o funcionamento da IA se assemelha muito ao de outras plataformas como DALL-E da Midjourney ou da OpenIA, os quais criam imagens com base em textos.
A ideia da nova função é possibilitar a personalização de figurinhas que façam sentido para cada usuário, melhorando ainda mais a comunicação com o app.
Como serão as figurinhas geradas por IA?
O céu não é bem o limite quando estamos falando sobre a geração de adesivos no WhatsApp.
Assim como já acontece com outros modelos de geração por IA, há preocupações em relação ao tipo de imagens que serão desenvolvidas e compartilhadas na plataforma.
O WhatsApp já mantém uma política de limitação de conteúdos que disseminem ódio ou sejam considerados sensíveis. Isso se dá pela viralização de imagens enganosas, ataques e até mesmo assassinatos que foram disseminadas com a ajuda do aplicativo.
Desse modo, foram criados mecanismos capazes de denunciar qualquer tipo de imagem considerada imprópria pela política da empresa.
O mesmo recurso será usado para limitar a criação de figurinhas ofensivas e sensíveis.
Segundo a WABetaInfo, os adesivos gerados por IA serão “facilmente reconhecíveis” pelos usuários, o que indica alguma sinalização especial para esses stickers – como uma marca d’água, por exemplo.
Uma porta de entrada para a IA?
Mas não pense que essa é uma grande revolução encabeçada pela Meta. Eles não são os primeiros a investir em inteligência artificial dessa maneira.
A Microsoft já vem usando o modelo DALL-E da OpenAI para possibilitar que seus utilizadores criem imagens no Bing Chat.
Para restringir a exposição e compartilhamento dessas criações, uma vez que a empresa não tem total controle do que será gerado, todas as imagens acompanham um rótulo do Bing para que sejam identificadas como criações de IA.
Já o Instagram, também propriedade Meta, vem trabalhando em ferramentas que identifiquem e rotulem imagens geradas por inteligência em sua rede social.
O pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi foi o responsável por anunciar a novidade antes mesmo que a empresa pudesse fazer.
Ele postou uma captura de tela na qual era possível ler “o criador ou Meta disse que este conteúdo foi criado ou editado com IA”.
O aviso ainda contava com uma breve descrição do que é uma imagem gerada por IA e como identificá-la.
Mas e você? Já planeja criar novas figurinhas assim que o recurso estiver disponível em seu WhatsApp?
Ainda sem data para um lançamento para todos os utilizadores, a nova ferramenta é -por enquanto – apenas uma proposta tentadora e bem vinda para o chat de conversas.
Entretanto, a tendência da participação cada vez mais latente das inteligências artificiais faz com que tenhamos esperanças de que o recurso estará ativo em breve.
Nos conte nos comentários se usará a ferramenta e também o que achou deste conteúdo! Vamos adorar saber!
Outros artigos interessantes: