Apareceu uma nova praga que está a infestar o Facebook e a causar problemas de segurança. Algumas pessoas estão a clicar numa publicação que parece inócua, mas que na verdade serve para as infetar e espalhar-se rapidamente entre os contactos. Esta situação é especialmente perigosa quando se vê uma mensagem sobre a morte num acidente no mural de um amigo.
Um perigo disfarçado de link
Se clicares no link que acompanha a mensagem, vais acabar por infetar o teu perfil, partilhar a mensagem no teu mural e, inadvertidamente, infetar outras pessoas. A melhor ação a tomar é alertar a pessoa que partilhou esta mensagem para a eliminar imediatamente.
Mas, para além de eliminar a publicação, é preciso realizar algumas verificações de segurança. A primeira coisa a fazer após entrar no Facebook é descobrir quais os dispositivos que estão ligados à tua conta.
Para fazeres isso, clica na tua fotografia de perfil no canto superior direito e, depois, em Definições e Privacidade. Aí, precisas de clicar na opção Registo de Atividade e, na nova página, em Sessões Ativas.
Protege a tua conta e identifica acessos suspeitos
Através deste procedimento, conseguirás ver todos os dispositivos que têm sessão ativa na tua conta. Se identificares algum equipamento que não reconheces, significa que alguém está a ter um acesso indevido à tua conta.
Nesse caso, clica nos três pontos que surgem à frente do dispositivo suspeito e escolhe a opção Terminar Sessão. Assim, garantes que a pessoa que estava a espiar a tua conta fica desconectada.
Mas a segurança da tua conta não termina aqui. Recomendo a utilização da verificação de privacidade para simplificar o processo.
Se não tiveres a autenticação de dois fatores ativada, o sistema vai solicitar que a atives. O mesmo acontecerá se a tua palavra-passe não for segura. Além disso, será solicitado que atives os avisos de acesso.
Caso tenhas suspeitas de que alguém estava a espiar a tua conta, deves alterar a tua palavra-passe e ativar a autenticação de dois fatores. Assim, quando alguém tentar aceder à tua conta a partir de um dispositivo não reconhecido pelo Facebook, terá de introduzir uma palavra-passe.
Para não perderes nenhuma notificação, ativa as duas opções disponíveis. Desta forma, recebes uma notificação no Facebook e um e-mail sempre que alguém com más intenções tentar iniciar sessão.
Seguindo estes passos, não só eliminas a possibilidade de alguém espiar as tuas conversas no Facebook, como também garantes uma maior proteção para a tua conta com a ativação da autenticação de dois fatores.
Outros artigos interessantes: