A Inteligência Artificial (IA) é um recurso que está cada dia mais presente em estratégias e ferramentas de marketing. Por isso, separamos um texto completo para que você entenda seus impactos e recursos.
Você já pensou em todas as possibilidades que a IA pode oferecer para o marketing de uma empresa?
Muito mais do que apenas usar o ChatGPT para ter ideias de publicações, essas ferramentas evoluem dia após dia e já podem fazer a diferença em suas estratégias.
Abaixo você poderá entender não apenas o que essas plataformas fazem por você, mas como aplicá-las em sua empresa.
Boa leitura!
O que é IA e como ela impacta meu marketing?
A Inteligência Artificial é o nome dado a softwares com poder de aprendizagem, ou seja, que são capazes de evoluir e entregar tarefas executadas cada vez com mais precisão.
Essa tecnologia, de forma simples, identifica padrões, analisa dados e chega a conclusões em poucos segundos, nos ajudando a ganhar tempo e precisão.
No campo do marketing, as IAs estão atuando de diversas maneiras. Entre elas na segmentação de clientes, na comunicação das empresas e na compreensão do comportamento dos consumidores.
Desse modo, ela se torna uma ferramenta mais do que bem vinda para otimizar estratégias e melhorar conversões, bem como a experiência de compra e satisfação do público.
Dicas para usar IA em seu marketing
Agora que você já sabe o que é uma IA e como ela pode contribuir para o marketing da sua empresa, fique de olho nas ideias que temos para você!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é, provavelmente, o primeiro pensamento que surgiu em sua mente quando falamos em usar essas ferramentas dentro das estratégias de uma empresa.
Isso porque muitos sites já vem fazendo uso de plataformas inteligentes para dar maior velocidade na construção de conteúdos.
Nesse caso, a AI entra de diversas maneiras, podendo desenvolver calendário de postagens, ideias de títulos, meta descrições otimizadas para SEO e até mesmo um texto completo.
Mas cuidado!
São vários os investimentos de buscadores online, como Google, para criar bots que identifiquem quando um conteúdo é produzido por seres humanos ou máquinas.
A ideia do mecanismo é ‘punir’ textos de IA e priorizar o ranqueamento de conteúdos humanos.
Por isso, nossa dica é usar a inteligência como uma ferramenta de ajuda, mas não terceirizar para ela as responsabilidades do seu Marketing de Conteúdo.
Automação de estratégias
Uma das maiores vantagens de se implementar esse tipo de software em seu marketing é ganhar tempo na realização de tarefas.
As IAs já são capazes de automatizar uma enorme quantidade de estratégias e tarefas, como o atendimento com chatbots – que falaremos em breve -, disparo de campanhas de e-mail e até análise de dados.
Essas automações contribuem não apenas para a otimização e foco da equipe de marketing, mas evitam falhas humanas em tarefas que não precisam do olhar crítico que só uma pessoa teria.
Redes sociais
O marketing de redes sociais é um campo muito mais complexo do que se imagina por aí, e as ferramentas de IA podem nos dar uma ajudinha.
Além de criar ideias para postagens, legendas e publicações, é possível usar essas plataformas para monitorar o perfil de seguidores e concorrentes e descobrir tendências de mercado que podem ser interessantes.
Chatbots
Os chatbots tradicionais podem ser definidos como robôs pré-programados para reagir de determinada maneira de acordo com as respostas dos clientes.
Com a inteligência artificial, entretanto, esses bots ganham muito mais personalidade, se adaptando em diversos aspectos para tornar as conversas mais naturais e personalizadas.
Sendo capazes de modular linguagens, tom de voz e até mesmo simular o raciocínio humano, eles são a nova aposta do marketing para melhorar as experiências de compra e satisfação dos clientes.
Outros artigos interessantes: