Se és daqueles que adora adormecer ao som de uma chuva suave ou do zumbido de um ventilador, provavelmente já te cruzaste com os populares podcasts de ‘white noise’ no Spotify. Estes sons, que muitos consideram monótonos, tornaram-se uma verdadeira sensação na plataforma, mas nem todos estão a festejar.
O Spotify, essa aplicação que muitos de nós temos nos nossos smartphones, tem um algoritmo que, de vez em quando, nos surpreende. E desta vez, a surpresa foi para a própria empresa. Segundo informações da Bloomberg, os podcasts dedicados a sons que ajudam a dormir estão a ser consumidos num total de 3 milhões de horas todos os dias. Sim, leste bem. E o mais curioso? O algoritmo do Spotify começou a sugerir este tipo de conteúdo aos utilizadores sem que a empresa o esperasse.
Lucro para uns, preocupação para outros
Enquanto os criadores destes podcasts estão a ver os seus rendimentos a aumentar, graças aos milhares de dólares que estão a ganhar, o Spotify parece não estar tão entusiasmado. Porquê? Bem, apesar de serem populares, estes podcasts não são especialmente lucrativos para a empresa, quando comparados com outros géneros.
E agora, agarra-te à cadeira: o Spotify chegou mesmo a ponderar remover estes podcasts por completo. Imagina só, alterar o algoritmo para recomendar “programação semelhante” aos utilizadores, deixando de lado o tão amado ‘white noise’.
O futuro dos sons relaxantes
Por agora, parece que a ideia de remover estes podcasts não avançou. Mas, e há sempre um “mas”, os criadores deste tipo de conteúdo podem estar a pisar gelo fino. Se os seus projetos estão em risco? Só o tempo dirá.
Afinal, o Que é o “White Noise”?
Para os mais distraídos, o ‘white noise’ é uma combinação de sons de todas as diferentes frequências que o ouvido humano pode perceber. E, por incrível que pareça, esta combinação pode ajudar a bloquear outros sons potencialmente perturbadores. Por isso, muitos utilizadores procuram estes sons para estudar, trabalhar ou, claro, dormir.
Em Resumo:
- Os podcasts de ‘white noise’ estão a ser consumidos em 3 milhões de horas diárias.
- O algoritmo do Spotify começou a sugerir este conteúdo sem que a empresa o esperasse.
- Apesar do sucesso, estes podcasts não são tão lucrativos para o Spotify.
- A empresa ponderou remover este tipo de conteúdo, mas, por enquanto, ainda não avançou com a ideia.
E tu, já adormeceste ao som destes podcasts? Se ainda não experimentaste, talvez seja a altura de dar uma oportunidade a estes sons relaxantes. E, quem sabe, talvez descubras uma nova forma de adormecer mais rapidamente.
Outros artigos interessantes: