Sony partilhou o seu relatório trimestral para os meses de abril a junho e os números têm muito que se lhe diga. Enquanto as vendas de PS5 dispararam, o setor de smartphones enfrenta tempos mais difíceis.
Desempenho notável da divisão de jogos
A boa notícia para os fãs da Sony é que as vendas da PS5 estão a bombar. Apesar de não se conhecer o número exato de consolas vendidas, a divisão Game & Network Services da empresa cresceu uns impressionantes 27% em relação ao ano anterior. E o mais provável é que estes números continuem a subir. Sony ainda prevê um aumento de 6,1% na sua previsão de receitas para o próximo ano fiscal, que termina a 31 de março de 2024. Este otimismo deve-se, em parte, a títulos como Spider-Man 2, Assassin’s Creed Mirage e a expansão Cyberpunk 2077: Phantom Liberty.
Desafios no mercado de smartphones
No entanto, nem tudo são rosas. Enquanto a divisão de jogos da Sony floresce, o segmento dos smartphones da empresa enfrenta desafios. O relatório indica uma queda de 12% nas vendas de smartphones Xperia em comparação com o ano anterior. A diminuição global nas vendas de smartphones também está a afetar a Sony, uma das principais fornecedoras de sensores de câmara para smartphones.
Outros contratempos para a Sony
Para além dos problemas no mercado móvel, a Sony enfrenta outras questões. A divisão de filmes da empresa está a ser afetada por greves da Writers Guild of America e da Screen Actors Guild nos EUA. Estas paralisações vão atrasar o lançamento e desenvolvimento de filmes e títulos de TV até que se resolvam os conflitos laborais.
Em resumo, a Sony tem uma montanha-russa de emoções à sua frente. O crescimento nas vendas de PS5 é certamente uma boa notícia, mas os desafios no setor dos smartphones e no mundo do entretenimento podem trazer algumas dores de cabeça no futuro.
Outros artigos interessantes: