A trend que estimula a desconexão com as telas tem viralizado na plataforma. Apesar de contraditório, o Silent Walking é um dos maiores sucessos do TikTok. Venha entender!
Em um mundo regido pelas conexões como o que vivemos hoje, o silêncio é algo raro de ser encontrado.
Tão raro que os áudios de ruídos brancos – também conhecidos como sons ambiente – para abafar barulhos externos tem viralizado em plataformas como Spotify e YouTube.
Ainda na contramão da superinformação, o Silent Walking é uma nova tendência que chegou com tudo ao TikTok.
A proposta é se conectar com a natureza e fazer um passeio sem falar ao telefone, escutar música ou sequer responder mensagens. Um verdadeiro detox do mundo digital!
Dessa maneira, a “caminhada silenciosa” é um nome mais atrativo para a vida que levamos antes da tecnologia se popularizar tanto.
Mas ainda que não seja exatamente uma ideia inovadora, o Silent Walking vem fazendo sucesso por seus benefícios para a saúde física e mental de seus praticantes.
Fique de olho em algumas delas!
Por que o Silent Walking faz tanto sucesso?
Muito mais do que apenas uma caminhada, o que o Silent Walking prega é um estilo de vida!
Mady Maio, uma das TikTokers pioneiras nessa trend disse ter partido para esse estilo de exercício por orientação médica.
Segundo ela, foi conselho da sua nutricionista fazer caminhadas leves em vez de “exercícios aeróbicos insanos como eu costumava fazer”. Esses treinos estavam deixando meu corpo inflamado, mas isso é uma história para outra hora”.
Já a questão do silêncio veio de uma ideia de seu namorado que a incentivou a andar sem distrações e “ouvir a si mesmo”.
De acordo com estudos recentes, “os participantes que fizeram uma caminhada de 90 minutos em um ambiente natural mostraram atividade neural reduzida em uma área do cérebro ligada ao risco de doença mental em comparação com aqueles que caminharam em um ambiente urbano”.
Essa prática, muito comum em comunidades asiáticas, pode ser chamada de “meditação andando”, na qual o indivíduo presta atenção no ato de caminhar e não em fatores externos.
Apesar de seus benefícios para corpo e mente e sua simplicidade, essa prática caiu em desuso com o passar dos anos graças a grande quantidade de informações com as quais somos bombardeados todos os dias.
Sendo cada vez mais difícil encontrar lugares silenciosos, a prática acabou se tornando raridade em nosso dia a dia.
O social health cada vez mais em alta
Outro fator que pode ter contribuído para o alcance cada vez maior das caminhadas silenciosas é a tendência do social health que também vem se expandindo nas plataformas sociais.
Conteúdos sobre vida saudável estão trazendo à tona debates em relação a corpos, saúde mental, alimentação e outros aspectos que complementam esse nicho.
O que começou anos atrás com o movimento ‘Body Positive’, agora ganha outros contornos e se expande, especialmente em redes como o TikTok.
Mas e você, já conhecia o Silent Walking? Planeja tentar fazer sua própria caminhada silenciosa?
Outros artigos interessantes: