Se achas que os smartphones dobráveis são o futuro, espera até ouvires falar do próximo passo da Samsung. Segundo um informador credível, a gigante sul-coreana está a trabalhar num smartphone com ecrã enrolável, previsto para entrar em produção em massa em 2025.
A Samsung já tinha revelado a sua linha de ecrãs Rollable Flex este ano, mas agora parece que a empresa quer levar esta tecnologia para os smartphones. O informador Revegnus partilhou que o dispositivo em desenvolvimento usará esta tecnologia de ecrã enrolável e contará com uma câmara frontal escondida graças à tecnologia Under Panel Camera (UPC). Além disso, o design será sem margens, o que significa um ecrã de ponta a ponta.
Superação das limitações dos ecrãs dobráveis
O que torna esta tecnologia tão interessante é a sua capacidade de superar as limitações dos ecrãs dobráveis. O ecrã Rollable Flex da Samsung pode aumentar o seu tamanho cinco vezes quando desenrolado, passando de 49mm para 254,4mm. Utiliza um eixo em forma de O para enrolar e desenrolar, oferecendo uma experiência de visualização muito mais flexível.
Outras inovações em curso
A Samsung não é estranha à inovação no campo dos ecrãs. A empresa já tem no mercado modelos como o Galaxy Z Flip5 e o Z Fold5, que são exemplos claros da sua mestria em ecrãs dobráveis. Mas a Samsung não quer parar por aqui. Está também a explorar tecnologias como ecrãs duplamente dobráveis e tablets com ecrãs enroláveis.
Ainda há muito que não se sabe sobre este smartphone com ecrã enrolável. O que se sabe é que o ecrã desenrola-se para mostrar um display de 12,4”. Além disso, as câmaras frontais estarão embutidas no próprio ecrã, graças à tecnologia UPC.
O que vem a seguir?
A Samsung já tem planos para lançar os modelos Galaxy Z Flip7 e Z Fold7 na segunda metade de 2025. Portanto, este novo smartphone com ecrã enrolável poderá ser lançado em paralelo com estes dispositivos.
Agora é uma questão de tempo para vermos se este smartphone enrolável da Samsung se tornará uma realidade ou se ficará apenas no papel. De qualquer forma, é um sinal claro de que a empresa está empenhada em inovar e em levar a experiência do utilizador a um novo patamar.
Outros artigos interessantes: