O mundo dos ciberataques está em constante evolução e, recentemente, o grupo de ransomware Clop decidiu recorrer a uma técnica diferente. Esquece os downloads lentos da rede Tor. Agora, a bola da vez é a utilização de torrents para distribuir os dados que eles conseguem capturar.
Porquê a mudança para torrents?
Primeiramente, tu deves saber que os torrents são reconhecidos por serem super eficientes na distribuição de dados. O Clop percebeu que, ao utilizar torrents, não só conseguem velocidades de download substancialmente mais rápidas, como também reduzem o risco de serem apanhados. Na rede Tor, embora encriptada, as velocidades são frequentemente mais lentas, o que é um obstáculo. Além disso, se optassem por um website tradicional, seria um alvo fácil para as autoridades. Com os torrents, o processo é completamente descentralizado, tornando-se um desafio para as autoridades intervir, tal como acontece com muitos sites que distribuem conteúdos piratas.
Um ataque lucrativo
O recente ataque do Clop explorou uma falha da plataforma MOVEit e conseguiu pilhar dados de aproximadamente 600 organizações globais. Imagina só: estima-se que este ataque possa render ao grupo um valor entre 75 e 100 mil milhões de dólares! Isto deve-se, em grande parte, aos pagamentos de resgate que algumas empresas estão dispostas a fazer.
Em suma, o mundo cibernético está mais desafiador do que nunca. Como utilizadores, temos de estar sempre atentos e protegidos. E tu, já atualizaste o teu software de segurança?
Outros artigos interessantes: