Os mais recentes modelos de smartphones de topo, Nubia RedMagic 8S Pro e Samsung Galaxy S23, têm mais em comum do que tu possas pensar. Ambos os smartphones partilham o mesmo processador, e isto levanta algumas questões interessantes sobre o marketing destes dispositivos.
Mesmo “motor”, nomes diferentes
Conforme a investigação do XDA-Developers, descobriu-se que, apesar de serem promovidos sob diferentes identidades, ambos os smartphones utilizam o mesmo processador. Originalmente, o Nubia RedMagic 8S Pro vinha anunciado com o “Snapdragon 8 Gen2 Leading Version”. Este processador tem especificações de relevo: é produzido num processo TSMC de 4nm e tem uma frequência de CPU de 3,36GHz.
No entanto, ao comparar os números de modelo, a história torna-se ainda mais interessante. O processador regular Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 tem o número de modelo “SM 8550-AB”, com uma frequência de CPU de 3,2GHz e uma frequência de GPU de 680MHz. Mas o “Snapdragon 8 Leading Version” do RedMagic 8S Pro e o “Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy” do Galaxy S23 têm o mesmo número de modelo: “SM8550-AC”. A diferença reside no facto de este último ter um CPU com frequência de 3,36GHz e uma frequência de GPU de 719MHz.
Qualcomm confirma a semelhança
Após a revelação do XDA-Developers, a Qualcomm confirmou oficialmente que estes dois processadores são, de facto, idênticos. A empresa destacou que não existem diferenças nas especificações entre o Snapdragon 8 Gen 2 para o Galaxy e esta nova variante com velocidades de CPU de 3,36GHz.
A Qualcomm mencionou que, após uma parceria estratégica com a Samsung em julho de 2022, ambos trabalharam em conjunto para personalizar o Snapdragon 8 Gen 2 para dispositivos como o Flip5, Fold5 e Tab9. Neste contexto, a Samsung forneceu a sua tecnologia proprietária de câmara para ser integrada neste processador.
Em conclusão, apesar da Nubia RedMagic 8S Pro e Samsung Galaxy S23 utilizarem o mesmo processador sob nomes de marketing diferentes, cada smartphone oferece uma experiência única. Lembra-te sempre que, apesar do hardware ser uma peça-chave, a combinação de características de hardware e software é que determina a experiência global do utilizador.
Outros artigos interessantes: