Recentemente, a Porsche decidiu assinalar o seu 75º aniversário de uma maneira verdadeiramente notável. Conseguiu estabelecer um recorde com um automóvel elétrico entre a Tailândia e Singapura, mostrando mais uma vez que os carros elétricos são uma alternativa viável para viagens de longa distância.
O desafio do Taycan
Com o nome “Taycan Record Run”, o desafio começou na periferia de Banguecoque, mais precisamente em Bang Yai, e teve o seu término nos impressionantes jardins de Gardens by the Bay, em Singapura. O percurso de 1.845 quilómetros foi realizado num Porsche Taycan 4S Cross Turismo, com a ajuda de três jornalistas: Pholpat Salayakanond, oriundo da Tailândia; Pan Eu-Jin, da Malásia e Desmond Chan de Singapura.
Estes profissionais da comunicação partilharam a condução e beneficiaram da recente rede de carga rápida Shell Recharge High Performance Charging (HPC) na região, que se revelou crucial para o feito.
Um carro de exceção
Não foi por acaso que o Taycan 4S Cross Turismo foi escolhido. Conhecido pelo seu excelente desempenho dinâmico, tem uma autonomia que pode atingir os 512 quilómetros. Durante este desafio, os jornalistas seguiram estritamente os limites de velocidade estabelecidos por cada país, parando apenas 25 minutos para carregar, tornando este veículo perfeito para tal feito.
O trajeto levou-os pela península tailandesa, seguindo para a Malásia e culminando em Singapura. Por onde passaram, o Taycan, com a sua decoração distinta, não passou despercebido, captando a curiosidade dos locais em cada paragem. Durante a viagem, a segurança foi garantida graças aos sistemas avançados de assistência ao condutor e aos potentes faróis LED Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+).
O registo deste recorde não passou sem uma devida celebração. Ao chegarem a Singapura, a equipa foi recebida com entusiasmo pelos membros do Club Porsche Singapur e representantes do Livro dos Recordes de Singapura e Malásia. André Brand, diretor-geral da Porsche em Singapura, salientou o feito ao afirmar que o Porsche Taycan é agora uma referência em termos de desempenho e eficiência de carga, destacando ainda a importância desta conquista para a mobilidade elétrica na região.
Com parcerias como esta, entre a Porsche e a Shell, o futuro da mobilidade sustentável no sudeste asiático nunca pareceu tão brilhante. E fica a promessa de que viagens transfronteiriças longas em automóveis elétricos são não só possíveis, como também eficientes.
Outros artigos interessantes: