Uma pesquisa feita pela Opinion Box com utilizadores de língua portuguesa na plataforma revelou que eles não se adaptaram ao Threads, vendo poucas vantagens em migrar para a nova plataforma da Meta. Venha entender!
Quase dois meses depois de fazer sua estreia, o Threads não foi o sucesso esperado pela empresa.
Concorrendo diretamente com o Twitter – agora renomeado com X por Elon Musk – a plataforma de mensagens da Meta contabiliza uma queda de 82% no número de usuários desde seu lançamento no começo de julho.
Um estudo feito pelo site Sensor Tower mostrou uma diminuição cada vez mais intensa no número de utilizadores do aplicativo.
Registrando 49 milhões de utilizadores ativos no dia 7 de julho, apenas um dia após seu lançamento, os números caíram drasticamente para cerca de 11 milhões no dia 29 do mesmo mês.
Mas o que está fazendo com que o nível de rejeição da plataforma seja tão grande?
Segundo Abe Yousef, analista sênior de insights da Sensor Tower, o aprimoramento de recursos, experiência no app e construção de comunidade são os fatores que mais impactam em sua popularidade.
“A Meta deve desenvolver estratégias de retenção para evitar mais desgaste do usuário. Isso pode envolver o aproveitamento da análise de dados para identificar padrões e comportamentos que contribuem para o desengajamento do usuário’, afirma o analista.
Entretanto, o que realmente chocou nesse cenário de rejeição foi a falta de interesse de usuários de língua portuguesa no Threads.
Venha entender alguns dos motivos citados por eles para a Opinion Box para desistir do app da Meta.
8 Motivos que fizeram utilizadores desistirem do Threads
A pesquisa da Opinion Box revelou um padrão de comparação intensivo entre o Threads e o Twitter.
Apesar de já esperado, uma vez que os apps são concorrentes diretos, o que mais impressiona é a alta rejeição até mesmo dos utilizadores que não estão satisfeitos com a plataforma concorrente.
Após assumir a direção do Twitter, Elon Musk implementou diversas mudanças na empresa. De um rebrand para X à mais recente mudança, que facilita a propagação de fake news, as medidas não estão agradando a maioria dos utilizadores.
Essa, que seria uma oportunidade e tanto para consolidar o app da Meta, acabou não funcionando e gerando insatisfação.
Fique de olho em alguns dos motivos revelados por utilizadores de língua portuguesa sobre o app:
- 29% não gostam de como o Threads funciona
- 24% acham a plataforma muito parecida com o Twitter
- 20% não entenderam seu funcionamento
- 20% não estão dispostos a terem mais uma rede social
- 19% afirmaram não encontrar no Threads pessoas e personalidades que gostariam de acompanhar
- 16% não gostaram da ideia do app
- 15% não gostaram do conteúdo oferecido dentro da plataforma
- 3% se preocupam que familiares vejam suas postagens, uma vez que a ferramenta é conectada ao Instagram
Sobre o tema, o analista Abe Yousef completa: “Ao entender as razões por trás da desistência do usuário, a empresa pode implementar intervenções direcionadas para melhorar as taxas de retenção”.
Mas e você, já testou o Threads? Gostou da ideia do Meta para concorrer com o Twitter ou ainda prefere a ex-plataforma do passarinho?
Nos conte nos comentários sua opinião sobre o assunto, vamos adorar saber o que você pensa!
Outros artigos interessantes: