Que os influenciadores digitais são ótimas fontes de novos clientes todas as empresas já sabem. Entretanto, a novidade é o poder que o TikTok vem atuando com os consumidores. Venha descobrir tudo sobre o assunto!
Quando você nota que precisa comprar um novo brinquedo para o seu cãozinho, ou então que precisa renovar suas maquiagens, ou até mesmo está em busca de produtos de limpeza, qual o primeiro lugar em que pensa em procurar?
Dificilmente sua resposta foi o TikTok, entretanto a rede da dancinha já se expandiu para muito além das trends e hoje representa uma fonte riquíssima para empresas que desejam vender mais.
Hashtags como #dogtok, #beautytok e #cleantok viralizam cada dia mais, abrindo um mercado muito mais pré-disposto a compras.
O maior sucesso da rede, no momento, é o BookTok, segmento dedicado a leitores e influenciadores literários.
De acordo com pesquisa realizada pela NPD Bookscan, o mercado de livros impressos nos EUA aumentou cerca de 9% em 2021, com mais de 67 milhões de cópias vendidas a mais do que no ano anterior.
Para Kristen McLean, diretora executiva e analista do setor da NPD Bookscan, esses resultados – que continuam crescendo – podem ser atribuídos ao sucesso do BookTok.
“A comunidade BookTok fica empolgada, os varejistas prestam atenção, comercializam, outras pessoas os encontram, outros varejistas começam a encontrá-los porque os números começam a subir e decolam”, afirmou ela.
O sucesso foi tamanho que no último trimestre de 2023, a ByteDance, empresa por traz da rede social, anunciou a criação de sua própria editora de livros.
Mas muito além do BookTok, o mundo de influência dessa plataforma vem se expandindo e temos que ficar de olho!
Como o TikTok influencia as compras?
De acordo com Valeria Penttinen, professora assistente de marketing na Northern Illinois University, “plataformas baseadas em vídeo, como TikTok e Instagram, mudaram tremendamente a maneira como nós, consumidores, tomamos nossas decisões de compra”.
Essa é a premissa principal que faz com que o app seja tão poderoso na hora de incentivar compras específicas.
Além do consumo de um grande volume de conteúdos, a exposição de serviços e produtos na plataforma é um fenômeno sem precedentes, destaca Penttinen.
Entretanto, o ponto principal que faz com que todo esse mecanismo de influência funcione é a chamada “credibilidade da fonte”.
Em um mundo de influenciadores e algoritmos, as próprias plataformas fazem o trabalho de entregar aos consumidores aqueles conteúdos que mais os interessam e geram confiança, o que facilita a indução a compra.
“Eles vão como seguidores pessoas que pensam da mesma forma. […] Você pensa: ‘você se parece comigo e isso é útil para você, então será útil para mim’”, conta Kate Lindsay, jornalista especializada em cultura da internet.
Para Angeline Scheinbaum, professora associada de marketing na Clemson University’s Wilbur O. and Ann Powers College of Business, o que acontece é que os utilizadores procuram por influencers que “combinem com um produto ou serviço” como um símbolo de autenticidade e confiabilidade.
Essa credibilidade se torna ainda mais potente quando construída de forma orgânica.
“Influenciadores orgânicos são muito mais autênticos… sua motivação é compartilhar genuinamente um bem ou serviço que trouxe alegria ou conveniência a suas vidas”, completa Scheinbaum.
Outro ponto que ganha destaque com a cultura de credibilidade da fonte é quando falamos de categorias de nicho, como o Book Tok.
Os microinfluenciadores recebem destaque nesse quesito, uma vez que são capazes de gerar mais confiança com os espectadores. “Eles têm um relacionamento um pouco mais emocional”, diz a professora.
Desse modo, não necessariamente toda compra realizada pelos consumidores passará por uma pesquisa detalhada dentro do TikTok, mas pode ter certeza que alguns deles estão na plataforma procurando pelo que você vende.
Assim, o poder dos influenciadores fica ainda maior e mais crucial para quem deseja ser conhecido e aumentar os lucros.
E você, vai apostar no TikTok?
Outros artigos interessantes: