Você tem o costume de carregar seu smartphone sobre a cama? Essa pode ser uma prática perigosa e neste texto vamos te mostrar porquê. Boa leitura!
A era dos smartphones trouxe consigo diversos hábitos que, muitas das vezes, não são tão bons para nossa saúde ou até mesmo seguros.
Entre eles, usar o aparelho enquanto carrega, ou deixá-lo sobre a cama quando conectado na tomada são alguns dos mais recorrentes.
Essa semana a Apple, gigante dessa indústria, emitiu um alerta avisando sobre os perigos dessa atitude!
Segundo o alerta da empresa, o contato do aparelho com superfícies quentes, como nossos travesseiros, por longos períodos de tempo podem causar desconfortos e até mesmo lesões.
A informação foi adicionada a guia do usuário no site da Apple, onde informa que seus smartphones devem ser carregados apenas quando estiverem em uma “área bem ventilada”.
De acordo com o comunicado, quando o aparelho é ligado a tomada com pouca ventilação, o calor irradiado pela bateria pode resultar em incêndios, choques elétricos, ferimentos e danos ao equipamento, isso porque o calor não consegue se dissipar.
Dentro do regulamento?
Segundo informações fornecidas pela Big Tech, os carregadores da Apple cumprem com todas as medidas de segurança exigidas.
“Os adaptadores de energia USB do iPhone e da Apple (vendidos separadamente) cumprem os limites de temperatura de superfície exigidos definidos pelas regulamentações aplicáveis do país e padrões de segurança internacional e regionais”, afirmam
Entretanto, mesmo que dentro dos parâmetros legais, o grande problema é a forma como os utilizadores carregam seus smartphones.
A recomendação da empresa é evitar situações de contato direto com o equipamento quando este estiver na tomada. Evitar usar o smartphone, atender ligações e até mesmo entrar em contato com a fonte ou adaptador do aparelho é a melhor medida.
“Por exemplo, não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou sob seu corpo, quando estiver conectado a uma fonte de alimentação”, recomenda a Apple.
Apesar dos riscos, a empresa não desaconselha o carregamento dos aparelhos durante a noite.
Ainda que afirmam que, uma vez que o smartphone seja deixado carregando em um ambiente arejado e sem contato direto com o utilizador, não há perigos, alguns serviços de bombeiros ao redor do mundo vão contra a indicação.
para o jornal Daily Mail, o Corpo de Bombeiros de Kent, na Inglaterra, alertou a população, por meio de um vídeo do TikTok, sobre os potenciais perigos de carregar os aparelhos enquanto dormimos.
No vídeo, um representante da instituição dá alguns motivos do porquê não devemos fazer isso:
- “Número um, você não consegue cheirar nada quando está dormindo, então se começar a queimar, o fogo não vai te acordar”;
- “Número dois, leva apenas três baforadas de fumaça para deixá-lo inconsciente”;
- “Número três, muitas pessoas têm carregadores de telefone baratos ou defeituosos, mas sabe-se que mesmo os genuínos provocam incêndios”.
Evitar a tomada sempre que possível
O seu smartphone não é uma bomba relógio, mas está sujeito a riscos, assim como qualquer outro aparelho eletrônico.
Mas para além da segurança, manter o equipamento na tomada por longos períodos de tempo pode afetar sua vida útil.
Levando em média 2 horas para atingir a bateria completa, quando o deixamos carregando durante a noite, o smartphone costuma ficar por cerca de 8 horas na tomada.
De acordo com o Daily Mail, essa ação pode aumentar a quantidade de calor a que a bateria é exposta, o que – a médio prazo – pode prejudicar sua eficiência!
mas e você, deixa seu smartphone carregando a onde? Nos conte nos comentários!
Outros artigos interessantes: