O mundo da cibersegurança está sempre em alerta, e parece que há ainda muito trabalho a fazer, especialmente no sector financeiro. Uma recente análise da NordPass revelou que muitos funcionários deste sector continuam a usar palavras-passe que são, no mínimo, questionáveis.
A palavra “password” lidera o top das palavras-passe mais usadas, seguida de perto pela sequência “123456” e “aaron431”. Estes resultados surgem de um estudo que analisou 500 das maiores empresas a nível mundial, abrangendo 20 indústrias em 31 países. E, se estás a pensar que isto é um problema apenas de algumas empresas, enganas-te. Mesmo palavras como “vacation” e “summer” aparecem frequentemente nas listas.
A necessidade de mudar hábitos
Jonas Karklys, CEO da NordPass, sublinhou que, apesar das tendências de palavras-passe variarem ligeiramente de ano para ano, a ideia geral é clara: as pessoas continuam a falhar na gestão de palavras-passe. “O mundo precisa urgentemente de mudar para novas soluções de autenticação online como passkeys”, acrescentou.
Conselhos para uma cibersegurança robusta
Se trabalhas no sector financeiro ou em qualquer outro, aqui ficam algumas dicas do CEO da NordPass:
- Cria palavras-passe fortes: devem ter uma combinação aleatória de pelo menos 20 letras, entre maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
- Ativa autenticação multifator ou single sign-on: a autenticação multifator adiciona uma camada extra de segurança, enquanto o single sign-on reduz o número de palavras-passe que precisas de gerir.
- Gere as credenciais de conta com critério: remove privilégios de acesso sempre que alguém deixa a empresa e concede-os apenas a quem realmente precisa.
- Utiliza um gestor de palavras-passe: uma solução adaptada a negócios permite armazenar todas as palavras-passe num só lugar, partilhá-las e assegurar a sua força.
Em resumo, a segurança online é uma responsabilidade de todos. E, no mundo digital de hoje, uma palavra-passe forte pode ser a barreira entre os teus dados e um potencial ataque informático.
Outros artigos interessantes: