A OPPO revelou detalhes sobre a nova versão do Xiao Bu, o seu assistente virtual, que agora é potenciado pelo AndesGPT, o modelo de linguagem da empresa. Esta é uma novidade que tem dado que falar, graças às melhorias significativas que promete trazer à tecnologia de conversação IA.
E porque é que isto é tão importante? Primeiro, porque a OPPO investiu bastante tempo e pesquisa neste projeto. E, depois, porque vem solidificar a tendência das grandes marcas na integração de soluções de IA, como já fazem a Huawei e a Xiaomi.
Um olhar mais profundo sobre o AndesGPT
O AndesGPT é o resultado de dois anos de desenvolvimento pela equipa Andes Intelligent Cloud da OPPO. Esta não é a primeira vez que a empresa se aventura nos modelos de linguagem. Antes do AndesGPT, houve o OBERT, com várias complexidades e capacidades de desempenho. Só para teres uma ideia, os modelos OBERT variam entre cem milhões a mil milhões de parâmetros e conquistaram posições de destaque em vários rankings de compreensão da linguagem chinesa.
O AndesGPT, no entanto, é mais avançado. E isto não se deve apenas ao volume de dados, mas também às tecnologias que o alimentam:
- Aprendizagem contínua a partir de dados de diálogo em chinês.
- Afinação de instruções e a incorporação de aprendizagem por reforço com feedback humano.
- Melhoria da base de conhecimento.
Porque é que isto nos deveria importar?
Esta nova atualização do Xiao Bu Assistant não é apenas uma melhoria técnica, mas sim um passo em direção a assistentes virtuais mais responsivos e contextualmente conscientes. Imagina que, em vez de pesquisar algo no teu smartphone, poderás apenas perguntar e receber uma resposta precisa e rápida.
O futuro parece promissor e a OPPO, com este lançamento, reafirma o seu compromisso de estar na vanguarda da tecnologia.
Em suma, tu, enquanto utilizador, podes esperar interações mais fluidas e uma experiência mais rica ao usar assistentes virtuais no teu dia a dia. E isto é só o começo, quem sabe o que virá a seguir?
Outros artigos interessantes: