Neste artigo da Binance Academy vamos explicar o que é a First Digital (FDUSD), uma das mais recentes stablecoins a surgir no mercado das criptomoedas.
A First Digital (FDUSD) é uma moeda estável emitida pela FD121 Limited, uma filial da empresa financeira First Digital Limited, com sede em Hong Kong. Introduzida em junho de 2023, a FDUSD destina-se a ser apoiada por um dólar americano ou um ativo de valor equivalente mantido em reservas junto do seu depositário nomeado, a First Digital Trust Limited.
Como empresa fiduciária registada ao abrigo da legislação de Hong Kong, a First Digital Trust Limited está mandatada para guardar todas as reservas FDUSD em contas segregadas. Isto significa que não há qualquer mistura das reservas da FDUSD com outros ativos da empresa. As reservas também são obrigadas a ser mantidas em dinheiro ou em ativos de elevada liquidez, o que a empresa afirma ajudar a garantir o apoio 1:1 da FDUSD.
O emitente de FDUSD publica um relatório de “atestado de reserva” que é auditado de forma independente para mostrar que o fornecimento de FDUSD em circulação é totalmente suportado por um valor equivalente em numerário ou equivalentes de numerário detidos em custódia.
A FDUSD foi emitida nas redes Ethereum e BNB Chain no lançamento, mas tem planos para ser emitida noutras blockchains no futuro. Com muitas stablecoins já no mercado, o FDUSD procura oferecer instrumentos adicionais de diversificação aos utilizadores interessados em utilizar stablecoins.
Qual a utilidade do FDUSD?
As criptomoedas oferecem muitas vantagens em relação às moedas fiduciárias como forma de pagamento e noutros casos de utilização, proporcionando transações mais rápidas e taxas mais baixas, para além de serem mais seguras e preservarem a privacidade.
As stablecoins, como a FDUSD, são instrumentos digitais nativos concebidos para manter um valor estável, ajudando a estabelecer uma ponte entre o ecossistema financeiro tradicional e o mercado das criptomoedas. Stablecoins como esta permitem que as moedas fiduciárias sejam representadas no mundo cripto, ao mesmo tempo que podem circular de forma mais livre e eficiente.
Quais os casos de uso da FDUSD?
A FDUSD oferece vários casos de uso, incluindo os seguintes:
1. Remessas
O FDUSD pode ser utilizado para transações transfronteiriças rápidas e rentáveis, constituindo uma opção económica para serviços de remessa. Em comparação com as transferências bancárias tradicionais, as stablecoins como a FDUSD têm taxas muito mais baixas e as transações são concluídas mais rapidamente.
2. Soluções de pagamentos
Do mesmo modo, a FDUSD pode ser utilizado por empresas e particulares para processar pagamentos com taxas mais baixas e processamento mais rápido. Isto é particularmente importante para as transações internacionais, em que os métodos de pagamento tradicionais cobram frequentemente taxas adicionais de conversão de moeda e de transferência transfronteiriça.
3. Cobertura contra a volatilidade dos preços
Considerando as volatilidades nos mercados cripto, a FDUSD pode ser usado como uma cobertura e uma âncora de estabilidade durante períodos de movimentos voláteis de preços. Os investidores podem converter outras criptomoedas em stablecoins como a FDUSD para bloquear ganhos ou proteger os seus investimentos de oscilações extremas do mercado.
4. Utilizações em DeFi
À semelhança de outras stablecoins, a FDUSD pode ser utilizado em várias aplicações DeFi para produzir, emprestar, pedir emprestado e apostar.
Quais os riscos associados do FDUSD?
A par das vantagens, a FDUSD tem alguns fatores de risco associados para os quais os utilizadores devem estar atentos. Estes incluem o seguinte:
1. Riscos da desvinculação [depegging]
O mecanismo de indexação da FDUSD depende do facto de as suas reservas serem capazes de suportar o resgate da FDUSD ao par, em qualquer momento, para todos os pedidos de resgate. Por conseguinte, a segurança e a liquidez dos ativos de reserva são fundamentais para a estabilidade da FDUSD. As reservas da FDUSD são detidas em custódia por terceiros e podem variar entre ativos altamente líquidos e ilíquidos. Existem riscos decorrentes da potencial incapacidade do emitente de cumprir as características da stablecoin, incluindo o seu valor nominal e o reembolso atempado ao par.
2. Riscos operacionais
A FDUSD está sujeita a riscos operacionais, incluindo fraude e ciber-riscos. A FDUSD depende de serviços de terceiros, como “exchanges” e serviços de custódia, que estão expostos a vários riscos operacionais. Além disso, não existem soluções eficazes para a perda ou roubo de criptoativos, o que pode expor os utilizadores a riscos adicionais.
3. Riscos regulatórios
O ambiente regulamentar para as stablecoins está atualmente cheio de incertezas. As regras em diferentes jurisdições variam muito e evoluem rapidamente, o que pode afetar certas operações da FDUSD.
4. Riscos de contraparte
A operação do FDUSD envolve intermediários financeiros terceiros, que expõem os utilizadores a riscos de contraparte. Estes riscos podem levar a atrasos nos resgates e a um aumento dos custos, uma vez que os emitentes de stablecoins dependem de bolsas, criadores de mercado, bancos e outros transmissores de dinheiro para facilitar o resgate.
Considerações finais
Prevê-se que o mercado de stablecoin cresça para valores na escala dos biliões de dólares nos próximos cinco anos, contra pouco mais de 100 mil milhões de dólares em meados de 2023, de acordo com investigadores de mercado. FDUSD está entre os mais recentes participantes no florescente espaço stablecoin.
À medida que a adoção de criptomoedas prossegue, tanto as instituições financeiras tradicionais como as entidades cripto-nativas procuram cada vez mais emitir as suas próprias stablecoins, adaptadas aos seus nichos de mercado e públicos-alvo. Isto sugere que os utilizadores terão uma gama mais ampla de escolhas quando decidirem sobre as melhores stablecoins para as suas necessidades.
No entanto, embora as stablecoins apresentem inúmeras vantagens, não estão isentas de riscos. Os utilizadores devem ter cuidado e realizar pesquisas detalhadas antes de se envolverem com qualquer stablecoin. Faça sempre questão de rever o whitepaper da stablecoin, os relatórios de reserva, os resultados das auditorias e quaisquer isenções de responsabilidade legais relacionadas, que estão normalmente disponíveis no website oficial da stablecoin.
Outros artigos interessantes: