Parece que a Microsoft quer dar um salto tecnológico e introduzir funcionalidades de inteligência artificial na aplicação. E não, não estou a falar de uma simples atualização. Estou a falar de uma verdadeira revolução que pode mudar a forma como usas o Paint.
Uma nova Era para o Paint
De acordo com informações divulgadas pelo site Windows Central, o Paint poderá ser uma das próximas aplicações padrão do Windows a receber funcionalidades de inteligência artificial. Imagina só: poderás desenhar usando apenas comandos de voz ou texto. A tecnologia será alimentada pelo modelo de inteligência artificial DALL-E, o mesmo que é usado no Bing Image Creator. Este é um serviço online que gera imagens com base em descrições fornecidas pelo utilizador.
Magic Paint: a tua nova ferramenta favorita
A nova versão do Paint terá um botão chamado “Magic Paint”, que abrirá uma barra lateral. Nela, poderás introduzir uma descrição do que queres criar e, voilá, o sistema fará o resto. Depois, é só arrastares a imagem para a área de desenho e fazeres as alterações que quiseres.
Mas a Microsoft não quer parar por aqui. A empresa também tem planos para adicionar funcionalidades de IA a outras aplicações, como Fotografias, Câmara e Ferramenta de Recorte. No caso da aplicação Fotografias, a ideia é permitir a identificação de pessoas ou objetos numa foto e depois cortar esses elementos para os colocar noutros locais. Já nas aplicações Câmara e Ferramenta de Recorte, a intenção é adicionar funcionalidades de reconhecimento ótico de caracteres (OCR).
Ainda não há informações sobre quando estas novas funcionalidades estarão disponíveis, mas uma coisa é certa: o futuro do Paint e de outras aplicações da Microsoft parece bastante promissor.
Outros artigos interessantes: