A nova estação lançada pela Apple Music, Discovery Station, propõe uma seleção de músicas exclusiva com base no gosto musical de cada ouvinte, mas com faixas que ele nunca reproduziu. Venha conhecer!
Cansado de viver sempre na mesma bolha musical? A Apple acaba de lançar a solução para esse problema.
Nomeada Discovery Station, o streaming projetou um sistema que compila e analisa o gosto musical de seus ouvintes para gerar listas de reprodução totalmente personalizadas.
O app tocará uma seleção de músicas pré determinadas por algoritmos com base nos seus mais ouvidos, mas sempre prezando pela descoberta.
Em outras palavras, você ficará dentro do radar das novidades sem precisar sair do seu gosto musical predileto.
Vale ressaltar que a proposta da nova estação da plataforma é abrir novas possibilidades, e não influenciar em suas playlists já criadas.
Desse modo, as músicas ouvidas pelo Discovery Station não ficarão salvas na sua biblioteca, ou na sessão de canções executadas anteriormente.
Quem tem acesso ao Discovery Station?
Ainda que a nova função do Apple Music não tenha sido oficialmente anunciada pela marca, a ferramenta de descoberta já está disponível tanto para mobile quanto desktop, bem como em sua versão web, para a grande maioria dos utilizadores.
Você pode conferir se sua conta já está possibilitando o uso da função ao acessar a opção ‘Ouvir Agora’ e, na sequência, procurar a seção ‘Estações para Você’.
A Discovery Station é uma variável mais original da estação já conhecida Station [Nome do Utilizador], que nada mais é do que um compilado orgânico das suas músicas mais ouvidas.
A diferença é que agora você terá a possibilidade de ampliar suas fronteiras, conhecer novos artistas e, quem sabe, descobrir uma nova música favorita.
Uma batalha com o Spotify
O surgimento do Discovery Station vem de encontro com uma necessidade do Apple Music de ‘combater’ a crescente ascensão do Spotify.
O streaming concorrente tem se ampliado significativamente nos últimos anos.
Dados divulgados pelo Music Business Worldwide revelaram que em fevereiro deste ano o número de ouvintes pagantes no Spotify era de 44.4 milhões em comparação aos 32.6 milhões do Apple Music – e isso apenas nos Estados Unidos.
Apenas no segundo trimestre de 2023, o streaming concorrente conseguiu aumentar em 27% o número de ouvintes ativos, chegando aos mais de 551 milhões.
E quando falamos em utilizadores pagantes, o seu montante também cresceu em cerca de 17%, alcançando a marca de 220 milhões de contas premium.
Os faturamentos desse período representam um montante de mais de 3,18 bilhões de euros. E para o terceiro trimestre, as expectativas de arrecadamentos sobem para 3,3 bilhões de euros em vendas.
O lançamento do Discovery Station vem em favor da concorrência com o Discover Weekly do Spotify.
Ambos funcionam com a mesma proposta de descobrir uma lista de reprodução recomendada pelo algoritmo com base nas mais ouvidas do utilizador em cada semana.
Mas e você, vai dar uma chance para o lançamento do Apple Music?
Nos conte nos comentários qual estilo de música você mais escuta, vamos adorar saber!
Outros artigos interessantes: