Tu já deves saber que desde sempre, os iPhones contam apenas com a App Store como única fonte oficial para descarregar aplicações. Mas isso está prestes a mudar e, adivinha, a Europa tem uma palavra a dizer nisso!
No dia 1 de novembro de 2022, a Lei de Mercados Digitais (DMA) entrou em ação. Esta nova legislação, aprovada pelo parlamento europeu, vai exigir que a Apple permita outras lojas de aplicações nos seus dispositivos, para que os utilizadores possam ter mais opções além da loja oficial da marca. Ainda que esta seja uma grande mudança, a Apple tem até 5 de março de 2024 para implementá-la nos seus principais sistemas operativos, o iOS e o iPadOS.
Setapp: uma alternativa promissora à App Store
A Setapp, uma plataforma por assinatura conhecida pela variedade de aplicações que oferece para Mac, já anunciou que será uma das primeiras alternativas à App Store para iPhone. Como? Bem, tal como acontece no macOS – onde o sideloading já é permitido – os utilizadores poderão descarregar e usar aplicações fora do ambiente da App Store.
Se já estás familiarizado com a plataforma no Mac, ficarás satisfeito em saber que a sua versão para iOS e iPadOS funcionará de forma semelhante. Espera-se um vasto catálogo de aplicações, e ainda, a introdução de mais de 30 novas apps na plataforma.
E o que vem a seguir?
Com a proximidade desta mudança, várias empresas estão a preparar-se para aproveitar esta nova oportunidade no mundo Apple. Por exemplo, a Setapp, que já tem um portfólio forte no macOS com aplicações como CleanShot X, CleanMyMac, e Paste, planeia ampliar a sua presença também no iPhone e iPad.
Para ti, que adoras estar sempre a par das novidades, fica atento a este espaço. Haverá certamente mais notícias sobre o assunto!
Outros artigos interessantes: