Quer ajudar seu filho a começar a praticar esportes? Conheça os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil
A prática de esportes na primeira infância ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social. Além disso, para crianças que possuem problemas respiratórios, a realização de alguns esportes, como a natação, pode trazer mais qualidade de vida.
A natação é um esporte completo porque trabalha todos os músculos do corpo, a respiração, a concentração, ensina novos movimentos corporais de forma lúdica, além de promover a interação com outras crianças.
Para os pais que ainda estão em dúvida sobre os benefícios desse esporte, uma alternativa é comprar uma piscina infantil para que a criança, principalmente aquelas que têm medo de água, se acostume a entrar e a brincar.
Benefícios da natação para as crianças
De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a natação não tem contraindicações, e as crianças podem começar aos seis meses, afinal de contas, quanto mais cedo, melhor. Os benefícios da natação são vários e estão mencionados a seguir.
Melhora a rotina de sono
O sono é muito importante para o desenvolvimento cerebral, e a natação pode ajudar a regular o ciclo de sono. Para muitas famílias, regular o sono da criança pode ser um problema.
O esporte promove noites mais longas e mais tranquilas porque a atividade é feita dentro da água, o que exige esforço físico maior e ajuda a criança a gastar mais energia, deixando-a relaxada para dormir a noite toda.
Aumenta o apetite
Como promove um maior gasto calórico, a natação ajuda até mesmo na alimentação das crianças, que, durante a atividade, acabam perdendo todas as suas reservas e, para repor, precisam comer mais.
Se o seu filho ainda não gosta de comer verduras e frutas, por exemplo, esse é o momento ideal para ajudá-los a melhorar a alimentação e introduzir esses alimentos depois das aulas.
Melhora a socialização
Durante a primeira infância, é fundamental que as crianças aprendam as regras de socialização, o que os comportamentos das outras crianças significam, como participar das brincadeiras e as normas de cada jogo.
Para isso, elas precisam conviver com outras crianças, e a natação é um ótimo lugar para aprender a dividir, a cooperar com os outros e a competir de forma saudável. Com isso, eles aprendem o afeto e a empatia necessários ao convívio social e também a serem mais independentes.
Ajuda na autoestima e confiança
A natação estimula o desenvolvimento da autoestima e autonomia, pois cada desafio superado alimenta a confiança dos pequenos. Além disso, eles aprendem a conviver e a tomar decisões em um ambiente diferente do habitual, ganhando mais autonomia a cada novo movimento.
Importante lembrar que a natação também capacita a criança a agir sozinha e salvar a sua vida em ambientes aquáticos quando se encontra desprotegida, assim, ela saberá manter a calma, boiar e controlar a respiração.
Permite um melhor desenvolvimento psicomotor
Durante a natação a criança precisa aprender a movimentar braços, pernas, tronco e cabeça de forma coordenada. Isso ajudará bastante no desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio.
Fortalece o sistema cardiorrespiratório
Uma das principais atividades na natação é o controle da respiração. Nessa atividade, são feitos exercícios que expandem a capacidade respiratória da criança. Além do mais, a natação também diminui os índices de doenças respiratórias que podem resultar em internações.
Trabalha e fortalece o tônus muscular
A natação melhora o tônus muscular porque a água é 12 vezes mais densa que o ar, e a criança vai ter que se propulsionar na água. Dessa forma, ocorre um trabalho de resistência, o que promove tonificação dos músculos e aumento da força física.
Se a criança tiver algum problema postural, que é comum ao longo da infância por causa dos maus hábitos, a natação vai ajudar a corrigir e até a tratar as lesões na coluna para que não evoluam para problemas mais graves no futuro.
Outros artigos interessantes: