A rotina de beleza sul-coreana tem dominado as tendências mundiais e definido novos padrões de estética. Venha entender como as influenciadores asiáticas têm mudado a indústria de cosméticos global.
Já tem alguns anos que a Coréia do Sul se tornou um fenômeno no mundo, seja no ramo da música, moda ou, mais recentemente, com cosméticos e tendências de beleza.
A rotina de tratamento sul-coreana conhecida como K-Beauty (Korean Beauty) se tornou febre em redes sociais como o TikTok e vem sendo copiada por inúmeras pessoas globalmente.
O seu diferencial, e o que torna essa uma forte concorrente à indústria de cosméticos tradicional, é a união dos cuidados com a pele à um estilo de vida.
Combinando ingredientes naturais, tecnologia e também aprendizados culturais da região, a K-Beauty propõe uma abordagem única de cuidados pessoais e uso de produtos, o que vem mudando drasticamente as marcas de cosméticos que buscam espaço competitivo.
Fique de olho em quais são as principais características dessa nova tendência mundial e como você e sua empresa podem surfar nessa onda!
A filosofia por trás do K-Beauty
Diferente de rotinas de skin care que estamos acostumados a ver por aí, carregadas de produtos e passo a passos que às vezes parecem intermináveis, o K-Beauty se baseia muito mais em um cuidado preventivo e simplificado.
Ao invés de tratar problemas específicos, a técnica coreana enfatiza a importância de manter uma pele saudável.
Essa filosofia impacta diretamente em outras áreas da vida de seus seguidores, como na prática de exercícios físicos e em uma alimentação saudável, abordagem até então raramente usada por empresas desse ramo.
Por mais que a rotina de tratamento possa se alterar de acordo com cada influenciadora, os passos principais do K-Beauty incluem:
- Limpeza da pele
- Hidratação
- Nutrição
- Proteção solar
A indústria de cosméticos e o K-Beauty
O que mais vem chamando atenção das empresas quando se trata da onda coreana que domina o mundo da beleza é a união de conhecimentos populares com tecnologia de ponta.
O uso de produtos naturais é uma das bases dessa tendência, sendo a maioria deles vindo da flora presente no país – o que, por si só, já ajuda a fomentar o mercado da Coréia do Sul.
Extratos de plantas como chá verde são apenas um exemplo entre os mais famosos ingredientes que vem ganhando espaço com o público.
As folhas usadas em sua produção prometem ações antioxidantes, capazes de manter a pele jovem e luminosa, discurso esse que estamos acostumados a ver nesse nicho de mercado, e que agora ganha ainda mais importância com a influência do Korean Beauty.
Mas se há anos as pessoas coreanas sabem dos benefícios de sua flora para o cuidado com a pele, o que destaca essa nova tendência é o pesado investimento do país em pesquisas de ponta.
A abordagem vem influenciando marcas em todo o mundo, que agora focam em promover um discurso de auto aceitação da pele natural, cuidados preventivos e mais naturais.
Um grande impulso a esse domínio coreano se deve a seu efeito viral em redes como o TikTok.
A plataforma, conhecida por seus vídeos dinâmicos, tem sido uma poderosa aliada nessa disseminação do estilo de vida sul coreano, indo além apenas da venda de produtos para focar em fidelizar clientes que embarcam de cabeça nessa estética.
A ascensão do K-Beauty abre portas e discussões sobre a inclusão de novas culturas no marketing das empresas.
Cada vez mais as redes sociais possibilitam o compartilhamento das conhecidas tendências de lifestyle, as quais podem representar uma grande oportunidade para marcas de todos os ramos.
Outros artigos interessantes: