Num mundo onde a tecnologia antiga se transforma em objetos de coleção, um iPod original de 2001, selado e nunca aberto, foi leiloado por um valor recorde de Rs 24 lakh, o equivalente a cerca de 29 mil dólares. E se pensas que isto é um valor exorbitante para um dispositivo com 5GB de armazenamento e numa cor branca bastante comum, espera até conheceres o resto da história.
Este iPod de primeira geração foi originalmente comprado como presente de Natal. Fred e Betty Goodwin adquiriram-no na loja da Apple no Texas para oferecerem ao seu filho Joseph em Dezembro de 2001. Contudo, por algum motivo, o presente acabou guardado num armário e nunca foi aberto.
O leilão de uma raridade
O iPod chegou ao leilão através da Rally, uma plataforma que permite a compra de ações de objetos raros de coleção. Inicialmente, o iPod foi disponibilizado na forma de 5.000 ações, cada uma a valer 5 dólares. Depois de um tempo, chegou uma oferta de compra no valor de 29 mil dólares, representando um aumento de 16% no preço de venda original.
Os acionistas foram chamados para votar sobre se aceitavam ou não a oferta. Com 61.98% dos votos a favor, a venda foi concluída. A Rally não revelou a identidade do comprador, apenas informou que se trata de um colecionador de artigos desportivos e tecnológicos.
Um objeto histórico
O iPod foi lançado pela Apple em outubro de 2001 e foi visto como um dispositivo musical revolucionário. Com a capacidade de ter “1.000 músicas no bolso”, conquistou rapidamente o mercado, especialmente entre os jovens.
Ao longo dos anos, o iPod sofreu várias alterações e apresentou diversos formatos e designs. Existiram os iPod Mini, iPod Nano, iPod Shuffle e até o iPod Touch. Este último, que tinha um ecrã tátil, foi o último da linha a ser descontinuado, em 2022, marcando o fim de uma era.
Agora, o iPod original de Joseph Goodwin, ainda selado na sua embalagem original, com uma capa para iPod e um saco da Apple Store também originais, tornou-se uma peça de coleção rara e valiosa. Uma prova de que, por vezes, o que está guardado num velho armário pode se transformar num verdadeiro tesouro.
Outros artigos interessantes: