Uma equipa de cientistas em Inglaterra trouxe ao mundo da energia solar uma inovação inspirada na natureza. Esta nova abordagem, denominada ‘Folha Solar’, promete revolucionar a forma como captamos energia do sol.
A ‘Folha Solar’ não é apenas um nome cativante. Esta inovação tem um design que imita a forma de uma folha de planta e utiliza um mecanismo de “transpiração” para regular a sua temperatura. Ao fazer isto, consegue evitar a perda de eficiência que ocorre em painéis solares tradicionais devido ao excesso de calor.
Como funciona?
Os painéis solares tradicionais têm células que transformam a luz do sol em energia elétrica. Estas células permitem que os fotões libertem electrões, criando uma corrente elétrica. No entanto, muitos dos painéis solares que vemos em casas e empresas só conseguem captar cerca de 24,5% da luz solar. Algumas células experimentais recentes conseguem chegar a 33,5%, mas ainda assim, uma grande parte da energia solar é desperdiçada sob a forma de calor.
A ‘Folha Solar’ vem mudar este cenário. Utilizando várias camadas de hidrogel e fibras de bambu, esta inovação facilita a passagem de água, imitando o processo de transpiração das plantas. Este método de arrefecimento reduz em 75% o calor da luz solar, permitindo que a ‘Folha Fotovoltaica’ absorva mais 13,2% de luz do que as células tradicionais.
Benefícios adicionais
Além de ser mais eficiente na captação de energia solar, este sistema tem outros trunfos na manga. Durante testes, o processo de transpiração da ‘Folha Solar’ produziu vapor, que pode ser usado para consumo. Além disso, o processo de condensação gera energia térmica que pode ser aproveitada para aquecimento doméstico ou pré-aquecimento de água.
Apesar de promissor, este conceito ainda está em fase de desenvolvimento. A tecnologia já foi testada em laboratório, mas ainda precisa de ser aperfeiçoada antes de chegar ao mercado. No entanto, com os avanços rápidos na área da energia solar, é apenas uma questão de tempo até que vejamos estas “folhas” a brilhar sob o sol.
Outros artigos interessantes: